Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍZA GOMES DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍZA GOMES DE PAIVA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação em Fitotecnia

A ADUBAÇÃO COM SELÊNIO INFLUENCIA O DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE CEBOLA

INFLUÊNCIA DO SELÊNIO NA QUALIDADE DE CEBOLA

Palavras-chave do primeiro trabalho: Allium cepa L., produtividade, nutrição mineral

Palavras-chave do segundo trabalho: Allium cepa L., vitamina C, antioxidantes, pigmentos

Resumo do primeiro trabalho: A utilização de elementos benéficos visando melhoria no desempenho das culturas tem sido crescente. Dentre eles está o selênio (Se), o qual possui função antioxidante na eliminação de espécies reativas de oxigênio, podendo favorecer o crescimento e desenvolvimento das plantas e aumentar o rendimento das culturas. Com o objetivo de avaliar o efeito da adubação com selênio sobre o desempenho agronômico da cultura da cebola foi desenvolvido um experimento na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, no período de junho a novembro de 2021. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas cultivares de cebola (Andrômeda e Rio das Antas) e cinco doses de Se (0; 15; 30; 45 e 60 g ha-1). As características avaliadas foram: Altura de plantas; número de folhas; diâmetro dos bulbos; matéria seca da parte aérea, do bulbo e total; produtividade comercial, não comercial e total; teores de macronutrientes e Se na folha diagnóstica e no bulbo. A dose de 60 g ha-1 de Se aumenta a altura de planta, acúmulo de matéria seca, produtividade dos bulbos de cebola e o teor de N, P, Mg e Se nos bulbos. A cultivar Rio das Antas apresenta melhor desempenho agronômico.

Resumo do segundo trabalho: A preocupação dos consumidores com a saúde tem favorecido o aumento no consumo de alimentos com efeitos antioxidantes. O selênio (Se) é um elemento que possui essa função antioxidante na eliminação de radicais superóxido, fazendo com que seja considerado um elemento essencial para os seres humanos e um elemento benéfico para as plantas, podendo aumentar metabolismo antioxidante e melhorar a qualidade das culturas. Com o objetivo de avaliar o efeito da adubação com selênio sobre a qualidade da cebola foi desenvolvido um experimento na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, no período de junho a novembro de 2021. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5 com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas cultivares de cebola (Andrômeda e Rio das Antas) e cinco doses de selênio (0; 15; 30; 45 e 60 g ha-1). As características avaliadas foram: pungência; açúcares solúveis; sólidos solúveis; acidez titulável, relação SS/AT, pH, vitamina C, polifenois, atividade antioxidante, flavonoides, clorofila a e b, total e carotenoides. A aplicação de 60 g ha-1 aumenta o teor de vitamina C e potencializa o metabolismo antioxidante da cebola. A qualidade de bulbos da cultivar Rio das Antas é melhor.

Externa ao Programa - 2647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Presidente - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO