Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANE NORONHA GOMES DOS SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHRISTIANE NORONHA GOMES DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA : 02/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de aulas do CVPSA
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE HIDROCHAR DE CASCA DE BANANA PARA REMEDIAÇÃO DE ATRAZINE

 

POTENCIAL DE HIDROCHAR DE CASCA DE BANANA COMO ADSORVENTE DE AMETRYN EM ÁGUA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave do primeiro trabalho: biocarvão, adsorção, descontaminação ambiental, triazina

 

Palavras-chave do segundo trabalho: herbicida; descontaminação ambiental, retenção, remediação


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Resumo do primeiro trabalho: O atrazine é o herbicida mais detectado contaminando o solo e as águas superficiais e subterrâneas em vários países. Desta forma, a demanda por tecnologias para descontaminação ambiental de atrazine é crescente e várias técnicas têm sido estudadas para o uso. Nessa pesquisa, avaliou-se o potencial de hidrochar proveniente de resíduo de casca de banana para a adsorção do atrazine em água. Para a obtenção dos hidrochars, a casca de banana foi seca e moída e autoclavada por 5 horas. O material obtido foi fortificado com ácido fosfórico ou hidróxido de sódio em diferentes concentrações (0,1 e 0,5 0,1 mol L-1). Também foram avaliadas a biomassa seca de casca de banana e o hidrochar sem aditivo. A quantificação do atrazine, dos experimentos foi realizada em um cromatógrafo líquida de ultra performance (UHPLC), conectado ao Espectrômetro de Massas (LC-MS/MS). A maior parte da adsorção do atrazine ocorre na primeira hora após o contato com os materiais. O modelo de pseudo-segunda ordem foi o que melhor se ajustou aos dados de cinética de adsorção do atrazine aos materiais, com exceção do hidrochar fortificado com hidróxido de sódio (0,5 M), em que o modelo melhor ajustado foi o de pseudo-primeira. No estudo de equilibrido de sorção, o modelo de Freundlich foi o que melhor ao hidrochar sem fortlificação e para os fortificados com o ácido fosfórico, enquanto o modelo de Langmuir foi o mais adequado para os hidrochars fortificados com o hidróxido de sódio. Os hidrochars ativos com ácido ou base são uma alternativa de remediação de atrazine em águas contaminadas.

 

Resumo do segundo trabalho: A persistência e as propriedade físico-químicas do ametryn, favorecem a lixiviação e a contaminação de água subterrâneas e superficiais. Biossorventes estão sendo utilizados no processo de adsorção dessas moléculas presentes no ambiente. Diante disso, este trabalho desenvolveu 5 materias, hidrochar (H), hidrchar básico 0,1 M (HB 0,1M), hidrochar básico 0,5M (HB 0,5M), hidrochar ácido 0,1M (HA 0,1M) e hidrochar ácido 0,5M (HA 0,1M) a base de casca de banana, como uma alternativa eficiente na remoção do ametryn presentes em corpos hídricos. Foram realizados ensaios preliminares para avaliar o potencial adsortivo de cada material. HB 0,5 M, HA 0,1M e HA 0,5M extraiu mais de 90% do herbicida da solução aquosa. A cinética de adsorção foi analisada pelos modelos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e difusão intraparticula. O modelo de pseudo-segunda ordem foi que melhor explicou o comportamento do ametryn. Os dados das isotermas de langmuir ajustaram-se aos materias H, HB 0,1M, HA 0,1M e HA 0,5M, sendo por Freundlich, o HB 0,5M. O ponto de carga zero, influencia de pH e a análise termogravimétrica, mostrarm que os hidrochars básico e ácidos sofreram uma maior influência dessas análises, elevando seu potencial adsortivo mediante a variação do pH e da temperatura. As técnicas de caracterização desses materiais mostraram uma modificação na intensidade da expressão de grupos funcionais, na morfologia de cada hidrochar, que corroboram para o processo de remediação, do ametryn, sendo uma opção como potencial agente descontaminante de corpos hídricos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 101.936.247-29 - ANA BEATRIZ ROCHA DE JESUS PASSOS - UFES
Externo ao Programa - 013.598.034-83 - BRUNO CAIO CHAVES FERNANDES - UFERSA
Presidente - 2213033 - DANIEL VALADAO SILVA
Externo ao Programa - 012.141.414-04 - PAULO SERGIO FERNANDES DAS CHAGAS - UFERSA
Externa à Instituição - TALIANE MARIA DA SILVA TEÓFILO - UFV
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02