Banca de DEFESA: ELISSON ALVES SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISSON ALVES SANTANA
DATA : 31/08/2022

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE POTÁSSIO COMO MATURADORES DOS RAMOS DA MANGUEIRA “PALMER” NO SEMIÁRIDO

Estágio de crescimento. Maturação. Potássio.

A mangueira ‘Palmer’ mesmo apresentando elevada taxa de produtividade, pode obter rendimento relativamente baixa devido a diversos fatores, dentre esses, pode-se destacar a maturação dos ramos, que irá proporcionar o surgimento de brotações vigorosas e se for bem manejado com nutrientes que favorecem sua maturação, como por exemplo o potássio (K). Diante disso, foi desenvolvido um experimento entre os anos de 2019 e 2021 na fazenda experimental da Universidade Federal do Vale do São Francisco, localizado em Petrolina-PE, em pomar de mangueira cv. Palmer. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro tratamentos, sete repetições e três plantas por parcela, totalizando 28 plantas por tratamento. Os tratamentos consistiram na avaliação de três maturadores e uma testemunha, que foram aplicados nos ramos da mangueira “Palmer”, sendo: T1) Testemunha; T2) pulverização foliar com cloreto de potássio (KCl) (2,5%); T3) pulverização foliares com sulfato de potássio (K2SO4) (2,5%); T4) pulverização com produto comercial (SpeedFol® manga indução). Também foi instalado nos seguintes tratamentos (T1, T2 e T3), rizotrons de vidro, utilizando métodos qualitativos para quantificar o sistema radicular das plantas. Além disso, foi utilizado a espectroscopia Vis-NIR para determinar os teores de carboidrato e amido na folha da mangueria. As variáveis analisadas foram: índices de clorofila A (Chla), B (Chlb) e Total (Chlt); Concentração interna de CO2 (Ci); Condutância estomática (gs); Taxa transpiratória (E); Fotossíntese líquida (A); Eficiência instantânea da carboxilação (EiC) e Eficiência no uso da água (EUA). E para os tratamentos T1, T2 e T3 para as plantas que foram instalados os rizotrons as variáveis: Comprimento total das raízes (CpTR); Diâmetro total das raízes (DmTR); Número de raiz por dia (NRD); Número de radicela (NRad); Taxa de crescimento das raízes (TaCR); Taxa de espessura radicular (TaER); Taxa de aparecimento das radicelas (TapRad) e as médias: Comprimento médio das raízes (CpMR) e Diâmetro médio das raízes (DMR). Para a espectroscopia para definir os melhores modelos preditivos de regressão foram utilizados a Regressão por componentes Principais (PCR) e a Regressão por Quadrados Mínimos Parciais (PLSR) com espectro completo (350 a 2500 nm), para os diferentes fertilizantes utilizados foram discriminados utilizando a Análise Discriminate Linera (LDA). Os resultados deste estudo mostraram que: Há incremento positivo das diferentes fontes de potássio (KCl; K2SO4; SpeedFol® manga indução) em comparação com a testemunha, para os índices de clorofila a, b e total e, concentração interna de CO2 (Ci); Em relação as datas de avaliação, apesar de ter havido diferença entre os tratamentos estudados, nenhum se mostrou superior aos demais; O tratamento T4 (SpeedFol® manga indução) para os índices de clorofila A, B e Total, pode proporcionar maior incremento que os demais. As diferentes fontes de potássio não influenciaram o desenvolvimento e crescimento das raízes, mas pode influenciar positivamente o diâmetro radicular; A adubação foliar com produtos à base de K em mangueira ‘Palmer’, para o estágio vegetativo, deve ser realizado antes da pode de formação. A espectroscopia Vis-NIR apresentou valores medianos para a avaliação não destrutivas de folhas de mangueira “Palmer” utilizando PCR e PLSR para predição de carboidrato e amido com R2 de 0,582 menor que os modelos considerados excelentes (R2 >0,90). O desenvolvimento de modelos de classificação não possibilitou a discriminação das diferentes fontes de potássio em folhas de mangueira “Palmer” com precisão de 64,28%, para a diferentes datas de coleta.

Externo à Instituição - ACÁCIO FIGUEIRÊDO NETO - UNIVASF
Externo à Instituição - ANTÔNIO GUSTAVO DE LUNA - UNIVASF