Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISSON ALVES SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISSON ALVES SANTANA
DATA : 29/06/2022

ÍNDICES FISIOLÓGICOS E CLOROFILA EM MANGUEIRA “PALMER” SUBMETIDA A DIFERENTES FONTES DE POTÁSSIO

ANÁLISE NÃO-DESTRUTIVA DO SISTEMA RADICULAR DA MANGUEIRA ‘PALMER’ COM A UTILIZAÇÃO DE RIZOTRONS SOB APLICAÇÃO DE POTÁSSIO.

Palavras-chave do primeiro trabalho: análise fisiológica, potássio maturação, clorofila mangueira

Palavras-chave do segundo trabalho: rizotrons; potássio raiz; cloreto e sulfato de potássio, radicelas

Resumo do primeiro trabalho: Cultivada em diferentes regiões do Brasil, a mangueira apresenta grande importância a nível nacional. A região que mais tem se destacado é a região Nordeste, apresentando alto rendimento e produção, devido ao uso de tecnologias que visam melhorar o sistema produtiva. Entretanto, o cultivo da mangueira está diretamente relacionado a fatores fisiológicos como: fotossíntese, condutância estomática e clorofila. Sendo que, os fatores fisiológicos estão relacionados ao equilíbrio nutricional da planta, entre os nutrientes pode-se destacar o potássio (K), que apesar de não ser um elemento estrutural para a planta estimula ou faz partes de diversos processos fisiológicos no vegetal. Diante disso, foi realizado um experimento com a finalidade de avaliar, no período vegetativo da mangueira ‘Palmer’, a aplicação de diferentes fontes de K para acelerar o estágio de maturação dos ramos da mangueira e verificar sua influência sobre os índices fisiológicos e clorofila. Os tratamentos consistiam na avaliação de três maturadores, que foram aplicados via foliar diretamente nos ramos e folhas da mangueira “Palmer”, sendo: T1 – Tratamento controle; T2- Pulverização foliar com cloreto de potássio (KCl) a 2,5%; T3 – Pulverização foliar com sulfato de potássio (K2SO4) a 2,5%; T4 – Pulverização foliar com produto comercial (SpeedFol® manga indução). Após a coletas e análises dos dados chegou-se a seguinte conclusão: Existe interação entre “adubação potássica X dias de aplicação dos tratamentos” para as variáveis: Chla, Chlb, Chlt, gs, Ci e taxa transpiratória (E); Para as variáveis Chla, Chlb e Chlt, em relação ao índice de clorofila foliar o tratamento T4 (SpeedFol® manga indução) foi o que obteve os maiores índices aos 100, 220 e 360 dias após a aplicação dos tratamentos; Para variável fisiológica condutância estomática (gs) não houve diferença entre as diferentes fontes de fertilizantes a base de K (KCl; K2SO4; SpeedFol® manga indução); Em relação a concentração interna de CO2 (Ci), aos 15, 100 e 220 dias, o T3- K2SO4 apresentou os maiores valores, sendo aos 360 dias superados pelo T4, sendo este superior em 36% em relação ao T3; Ademais para a taxa transpiratória (E) o T3 obteve valores superiores nas datas de avaliações em comparação com os outros tratamentos.

Resumo do segundo trabalho: A cultiva de mangueira ‘Palmer’ tem se destacado por apresentar características desejáveis que tem contribuído para sua aceitação tanto no mercado interno quanto no externo. Sendo assim, o investimento em tecnologias que visam melhorar o sistema produtivo da cultura é importante. Tecnologias como a utilização de ‘Rizotrons’ pode ser uma boa alternativa para melhorar a produção e produtividade com a variedade ‘Palmer’. O ‘Rizotron’ é um técnica não-destrutiva que tem a finalidade de observar o sistema radicular durante seu estágio de desenvolvimento, determinando assim, o melhor momento de realizar adubações e tratos culturais.. Aliado a isso, a utilização de nutrientes, como o potássio (K), que visam melhorar o sistema radicular, pode contribuir para o melhor aproveitamento e distribuição das raízes no solo. Diante disso, um experimento foi desenvolvido na fazenda experimental da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, com a finalidade de avaliar diferentes fontes de K com a utilização de ‘Rizotrons’ no sistema radicular da manguira ‘Palmer’ no submédio do Vale do São Francisco. Os tratamentos consistiam em: T1 – Tratamento controle; T2- Pulverização foliar com cloreto de potássio (KCl) a (2,5%); T3 – Pulverização foliar com sulfato de potássio (K2SO4) a (2,5%). As variáveis analisadas foram: Comprimento Total das Raízes – CpTR; Diâmetro Total das Raízes – DmTR; Número de Raiz por dia – NRD; Número de Radicelas – NRad; Taxa de crescimento das raízes – TaCR; Taxa de espessura das raízes – TaER; Taxa de aparecimento das radicelas – TapRad; Comprimento médio das raízes – CpMR; Diâmetro médio das raízes – DMR. Após a coleta dos dados, as variáveis foram submetidas à estatística descritiva. Em seguida, posteriormente a utilização dos tratamentos e avaliações, chegou-se as seguintes conclusões: A aplicação foliar de cloreto de potássio (KCl) no estágio vegetativo da mangueira ‘Palmer’ proporcionou, nos primeiros dias após a poda, a inibição do sistema radicular; A adubação com sulfato de potássio apresentou maior diâmetro radicular que o cloreto de potássio; O uso de KCl diminui a mortalidade das raízes da mangueira ‘Palmer’ no período vegetativo; O uso de fertilizante foliar à base de K diminui o surgimento de radicelas (raízes secundárias); A adubação foliar com produtos à base de K em mangueira ‘Palmer’, para o estágio vegetativo, deve ser realizada antes da poda de formação; A fertilização foliar com KCl proporciona melhor distribuição do sistema radicular da mangueira ‘Palmer’ em profundidade que o K2SO4 e o tratamento controle.

Externo à Instituição - DANIEL DOS SANTOS COSTA - UNIVASF
Externo ao Programa - 396406 - EUDES DE ALMEIDA CARDOSO