Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA ROCHA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA ROCHA FERREIRA
DATA : 25/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

SELEÇÃO DE FONTES E HERANÇA DA RESISTÊNCIA A MOSCA MINADORA EM ACESSOS DE MELÃO AMARELO

AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE MELÃO AMARELO RESISTENTES À MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (Blanchard)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave do primeiro trabalho: Cucumis melo L., Liriomyza sativae, herança da resistência, fonte de resistência.

 

Palavras-chave do segundo trabalho: Cucumis melo, Liriomyza sativae, seleção, qualidade.


PÁGINAS: 31
RESUMO:

Resumo do primeiro trabalho: O meloeiro é uma das principais culturas nas regiões semiáridas do Nordeste brasileiro, destacando-se os estados do Rio Grande do Norte e Ceará como maiores produtores. Nessas áreas a mosca minadora é o principal problema de ordem fitossanitária para a cultura. O método de controle mais utilizado é o químico, mas devido aos riscos associados a resistência genética do hospedeiro destaca-se como uma alternativa mais promissora para o controle. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar fontes de resistência em melão amarelo e determinar sua herança genética. Para tanto, foram realizados dois experimentos em campo em blocos casualizados com 22 tratamentos e quatro repetições com intuito de identificar fontes de resistência; e um ensaio de laboratório com populações S1, S1:2 e o cruzamento teste ‘AM-RT e Goldex’ visando determinar o controle genético da resistência. A heterogeneidade dos materiais estudados possibilitou identificar duas novas fontes de resistência: AM-RT e AM-TM. O acesso AM-RT foi selecionado para o estudo de herança. Então, por meio do padrão de segregação das progênies e do cruzamento-teste foi determinado que a herança da resistência é controla por apenas um gene com dominância completa. Com os resultados obtidos é possível decidir qual é a estratégia mais adequado para o programa de melhoramento de meloeiro que for utilizar essa fonte de resistência.

Resumo do segundo trabalho: A mosca minadora é a principal praga do meloeiro nos últimos quinze anos. A utilização de cultivares resistentes é uma das principais alternativas para reduzir os danos causados por esse inseto. O objetivo do presente trabalho foi avaliar linhagens de melão amarelo selecionadas para resistência à mosca minadora em condições de campo para produção e qualidades dos frutos. Dois experimentos foram conduzidos em blocos casualizados com três repetições nos municípios de Mossoró e Baraúna no Rio Grande do Norte. As linhas mais promissoras considerando o alto nível de resistência à mosca minadora, elevada produtividade e qualidade dos frutos são MRL-08, MRL-07, MRL-11, MRL-12, MRL-13, MRL-17 e MRL-18.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANÂNKIA DE OLIVEIRA RICARTE MARINHO - DOUTOR(A)
Externo à Instituição - EWERTON MARINHO DA COSTA - UFCG
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Externo ao Programa - 2578617 - STEFESON BEZERRA DE MELO
Notícia cadastrada em: 22/03/2022 09:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02