Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ROMÁRIO ANDRADE FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ROMÁRIO ANDRADE FIGUEIREDO
DATA : 22/03/2022
LOCAL: Google Meet

INDUTORES DE RESISTÊNCIA AUMENTAM A CAPACIDADE DE DEFESA DO MELOEIRO CONTRA A PODRIDÃO RADICULAR

EFEITOS FISIOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS DE INDUTORES DE RESITÊNCIA EM MELOEIRO CULTIVADO EM ÁREA COM HISTÓRICO DE PODRIDÃO RADICULAR

Palavras-chave do primeiro trabalho: Cucumis melo L., indução de resistência, patógenos radiculares.

Palavras-chave do segundo trabalho: Antioxidante, Cucumis melo L., Fungos habitantes do solo, Resistência induzida.

Resumo do primeiro trabalho: O meloeiro (Cucumis melo L.) é uma das hortaliças mais apreciadas e consumidas no mundo, entretanto, as doenças radiculares vêm limitando o desempenho desta cultura, tornando necessário a busca por alternativas que minimize esse problema. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de indutores de resistência bióticos e abióticos aplicados isoladamente, e associados, no controle da podridão radicular e declínio de ramas em meloeiro. Durante a pesquisa foram conduzidos dois experimentos, o primeiro, preliminar, foi realizado em canteiros de alvenaria localizados na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os tratamentos que proporcionaram menores incidência e severidade da doença foram selecionados, e outro experimento foi conduzido em duplicata, sob as condições de campo, na Fazenda Agrícola Bom Jesus. No experimento preliminar, o delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com oito tratamentos, quatro repetições e seis plantas por repetição. Os tratamentos foram: ácido salicílico; ácido salicílico + Compost Aid®; Bion®; Bion® + Compost Aid®; Agro Mos®; Agro Mos® + Compost Aid®; Compost Aid® e controle absoluto. As variáveis analisadas foram a incidência e severidade da doença. No experimento em campo, utilizou-se o mesmo delineamento experimental, com cinco tratamentos, quatro repetições e oito plantas por repetição. Os tratamentos foram: padrão (Manejo adotado pela fazenda), Bion®, Compost Aid®, Bion® + Compost Aid® e controle absoluto. Foram avaliadas variáveis epidemiológicas, bioquímicas, produtividade e pós-colheita. A associação Bion® + Compost Aid® foi mais eficiente que os indutores de resistência aplicados isoladamente. Este tratamento reduziu a incidência da podridão radicular de meloeiro em 30,4% e a severidade em 44,1% nas condições de canteiros, já nas condições de campo as reduções foram de 23,1 e 37,6%, respectivamente. Os indutores Bion® + Compost Aid® aplicados associados, ativaram a defesa das plantas por meio dos acréscimos das enzimas β-1,3-glucanase, quitinase e fenilalanina amônia-liase, e influenciaram positivamente na produtividade, aumentando 25,6% comparado com o controle e 17,2% os sólidos solúveis.

Resumo do segundo trabalho: A podridão radicular é uma das principais doenças do meloeiro, que causa perdas significativas na produtividade. Diante disso, aumentar os níveis de resistência de plantas é uma estratégia viável para o manejo de doenças radiculares. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer os efeitos fisiológicos e bioquímicos de indutores de resistência em meloeiro cultivado em área com histórico de podridão radicular. Foram conduzidos dois experimentos, o primeiro, preliminar, realizado em canteiros de alvenaria localizados na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os tratamentos que proporcionaram menores incidência e severidade da doença foram selecionados, e outro experimento foi conduzido em duplicata, na Fazenda Agrícola Bom Jesus. No experimento preliminar, o delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com oito tratamentos, quatro repetições e seis plantas por repetição. Os tratamentos foram: ácido salicílico; ácido salicílico + Compost Aid®; Bion®; Bion® + Compost Aid®; Agro Mos®; Agro Mos® + Compost Aid®; Compost Aid® e controle absoluto. No experimento em campo, utilizou-se o mesmo delineamento experimental, com cinco tratamentos, quatro repetições com oito plantas cada. Os tratamentos foram: padrão (Manejo adotado pela fazenda), Bion®, Compost Aid®, Bion® + Compost Aid® e controle absoluto. Foram avaliadas variáveis epidemiológicas, bioquímicas e fisiológicas. A associação Bion® + Compost Aid® foi mais eficiente que os indutores de resistência aplicados isoladamente. Este tratamento reduziu o índice de severidade da doença em 68,1 e 65,4 % comparado com ao controle absoluto e padrão, respectivamente. Os indutores Bion® + Compost Aid® aplicados associados, ativaram a defesa das plantas por meio dos acréscimos das enzimas peroxidase, catalase e polifenoloxidase, e influenciaram positivamente as trocas gasosas e o índice de clorofila.

Externo à Instituição - GUILHERME SILVA PODESTÁ - UFPB
Externa à Instituição - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UERN