Banca de DEFESA: ELIDAYANE DA NÓBREGA SANTOS

DISCENTE : ELIDAYANE DA NÓBREGA SANTOS
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Videoconferência, Google Meet

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA SALINEIRA NA ADUBAÇÃO CÁLCICA E MAGNESIANA DE MUDAS DE CAJUEIRO

Carago. Água-mãe. Anacardium occcidentale. Nutrição de plantas. Correção de solo.

Os resíduos produzidos pela indústria do sal marinho (carago e água-mãe) apresentam em sua composição nutrientes importantes para as plantas como, Ca2+, Mg2+ e S. Porém, estes produtos não têm nenhum aproveitamento, apenas são descartados. O cajueiro é uma cultura relevante para região Nordeste do Brasil, contudo, há lacunas na literatura quanto a sua nutrição, em especial na fase inicial de desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar o aproveitamento de resíduos da indústria salineira como corretivo do solo para adubação cálcica e magnesiana de mudas de cajueiro. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró - RN, durante o período de abril a outubro de 2021. Foram testados quatro doses de carago determinadas pela necessidade de calagem para 40% (sem aplicação) e 50, 70 e 90% de saturação de bases, juntamente a uma dose padrão de água-mãe correspondente a 100% do magnésio recomendado (1,0 cmolc dm-3), quatro doses de água-mãe, determinadas em função da necessidade de magnésio no solo para elevar os níveis a 0,26 (sem aplicação), 0,5; 1,0 e 2,0 cmolc/dm3, acrescentado uma dosagem de carago para elevar a soma de bases para 70%, além de uma testemunha absoluta, que foi o solo original e de um tratamento com produto comercial para a necessidade de calagem feita com gesso agrícola para elevar a soma de bases para 70% da CTC e elevação do Mg para 1,0 cmolc dm-3 usando sulfato de magnésio. Cada parcela constou de dois vasos contendo 11 L de material de solo, com os tratamentos repetidos 4 vezes, onde inicialmente foram conduzidas duas plantas por vaso até as mudas atingirem o ponto para enxertia. Foram realizadas avaliações referentes ao crescimento, fisiologia e nutrição da planta, avaliou-se também a química do solo em dois períodos de avaliação (aos 60 dias após a semeadura e aos 114 após a planta atingir o ponto de enxertia). Os dados foram submetidos análise de variância (ANOVA). As equações de regressão foram utilizadas para as doses de carago dentro da dose padrão de água-mãe e para as doses de água-mãe dentro da dose padrão de carago. A testemunha absoluta foi confrontada com as doses de carago e as de água-mãe pelo teste de média (Dunnet, α=0,05). A adição de carago contribuiu para elevar S no caule e a adição de água-mãe elevou os teores de Mg2+ no caule. As doses de carago e água-mãe incrementaram a concentração de Ca2+, mas as doses de carago reduziram o Mg2+ na camada de 0-10 cm. Na camada 10-20 cm, o carago eleveu a concentração de Ca2+, mas o magnésio não foi alterado. Os resíduos proporcionaram aumento do teor de S no solo. Os resíduos estudados apresentaram potencial de correção de Ca2+ e Mg2+ no solo, além disso, adição do carago e água-mãe não afetou as características de crescimento e fisiológicas da planta, mas mantiveram os seus parâmetros semelhantes ao padrão. Na segunda etapa, a menor dose de carago e água-mãe induziram um maior diâmetro. O teor de Ca2+ não sofreu influência apenas pelas doses de carago. O resíduos favoreceram a maior absorção de Mg2+ pela planta. Na camada de 0-20 cm, o Ca2+ e S foram incrementados pelas doses de carago. A concentração de Mg2+ e Na+ não foi significativa em relação a testemunha. Na camada 20-40, o Ca2+ foi incrementado linearmente pelas doses de carago e favorecido a partir da concentração 1,0 cmolc.cm3 de magnésio.

Externo ao Programa - 396406 - EUDES DE ALMEIDA CARDOSO
Presidente - 273.486.364-20 - JOSE FRANCISMAR DE MEDEIROS - UFERSA