Banca de DEFESA: FRANCISCO GILLIARD CHAVES FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO GILLIARD CHAVES FREIRE
DATA: 14/01/2022
LOCAL: Virtual via webconferência

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO UTILIZADA NA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO JAGUARIBE-CE

Recursos hídricos, salinização, multivariada.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O Brasil possui uma grande quantidade de água no seu território. Estima-se que o Brasil possui cerca de 12% da água doce total do planeta terra, porém essa água possui uma distribuição muito irregular. A região Nordeste brasileira é a que mais sofre com essacez de água, concentrando apenas cerca de 3% de toda água brasileira. A irregularidade pluviometrica, elevadas temperaturas, alta evaporarção e a má distribuição no tempo e espaço das chuvas são os principais responsaveis pelo deficit hídrico na região nordestina. O semiárido brasileiro está localizado em sua maior parte na região Nordeste, onde vive cerca de 27,8 milhões de habitantes que vem passando por muita dificuldade ao longo dos anos devido a falta de água em quantidade e qualidade. O estado do Ceará na sua maior parte territorial sofre com a instabilidade hídrica. O reflexo desse problema hídrico já vem sendo sentido pela a população do Vale Jaguaribe, onde se concentra o maior reservatório de água do estado cearense que pereniza o Rio Jagauribe. Hoje o complexo Castanhão tem menos de 15% do seu volume, impossibilitando a ampliação e manutenção das árreas irrigadas dos pequenos proprietarios e dos perimetros irrigados. Uma alternativa para essa carência de água seria a utilização da água subterrânea, porém geralmente essas águas são ricas em sais que por um lado supri a necessidade da falta da água, mas por outro lado cria outros problemas como a salinizaçao e sodificação dos solos. Assim, objetivou-se avaliar a qualidade da água de poços utilizada pelos irrigantes em comunidades rurais do município de São João do Jaguaribe, quanto ao risco de salinização e sodificação. O critério utilizado para se classificar as águas dos poços para fins de irrigação foi o do United States Salinity Laboratory (USSL). Essa classificação baseia-se na Condutividade Elétrica da água (CE) e na Relação de Adsorsão de Sódio (RAS). Também foi avaliado a qualidade da água do Rio Jaguaribe, que é muito utilizado na irrigação dos agricultores familiares criando um índice de qualidade de água (IQA). Foi coletado água de poços de 16 comunidades rurais e de 5 pontos do Rio Jaguaribe ambos no período de 2019 a 2021. Em seguida as coletas, no prazo máximo de 24 horas essas amostras foram levadas para o Laboratório de análise de solo, água e planta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde foram feitas as análises químicas. Os resultados das análises foram submetidos a estatística multivariada com a realização da análise de componentes principais (ACP) e da análise fatorial (AF).

Presidente - 1505717 - NILDO DA SILVA DIAS
Externo ao Programa - 3738738 - ANDRÉ MOREIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2578617 - STEFESON BEZERRA DE MELO
Externo à Instituição - JUCICLEIA SOARES DA SILVA - EMBRAPA