Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO GILLIARD CHAVES FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO GILLIARD CHAVES FREIRE
DATA: 28/12/2021
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA. VIDEOCONFERÊNCIA

QUALIDADE DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM COMUNIDADES RURAIS DE SÃO JOÃO DO JAGUARIBE-CE e ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA SUPERFICIAL PARA FINS DE IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR EM SÃO JOÃO DO JAGUARIBE-CE

Primeiro trabalho: SALINIZAÇÃO, RECURSOS HÍDRICOS, AGRICULTURA FAMILIAR; Segundo trabalho: RECURSOS HÍDRICOS, MULTIVARIADA, SALINIZAÇÃO

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O principal problemas da região semiárida é sem dúvida a escassez de água. No semiárido, a baixa disponibilidade de recursos hídricos superficiais, tem feito com que muitos produtores rurais utilizem águas subterrâneas para suprir suas demandas principalmente na irrigação. Diante o exposto, objetivou-se com o presente trabalho classificar a água em comunidades rurais de São João do Jaguaribe quanto ao risco de salinização, sodicidade e utilizar a estatística multivariada, como uma ferramenta para selecionar os atributos que possuem maior influência na qualidade da água utilizada para fins de irrigação. Foram feitas três coletas de amostras de água em 16 comunidades rurais diferentes no município de São João do Jaguaribe-CE. As coletas de água foram feitas entre outubro de 2019 a outubro de 2021. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Análise de Solo, Água e Planta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, sendo avaliado atributos como potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica (CE), potássio (K+), cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), bicarbonato (HCO3-), sódio (Na+), cloreto (Cl-), ferro (Fe) e manganês (Mn). Os resultados das análises foram submetidos a estatística multivariada com a realização da análise de componentes principais (ACP) e realização da análise fatorial (AF). A aplicação da estatística multivariada gerou, quatro componentes principais através da ACP/AF. O pH, RAS e HCO3- foram os atributos que mais explicaram a qualidade da água para irrigação no fator, para o fator 2 os atributos Ca+2, Cl-, Na+, Mg2+ e CE. A água dos poços em estudo foi classificada na sua maioria com risco médio para fins de irrigação quanto a salinidade e baixo para a sodicidade.

*****************************************

No semiárido, a baixa disponibilidade de recursos hídricos superficiais tem forçado muitos agricultores a utilizar águas de pouca qualidade na irrigação. A criação do índice de qualidade de água tem sido uma ferramenta para auxiliar na compreensão dos resultados das análises de água em função do seu estado qualitativo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da água utilizada por produtores familiares do Rio Jaguaribe no município de São João do Jaguaribe-CE, através da criação de um índice de qualidade de água para irrigação. As coletas foram feitas entre outubro de 2019 a outubro de 2021, em 5 pontos diferentes ao longo do Rio no município de estudo. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de análise de solo, água e planta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde foram feitas as análises químicas. Através da análise dos componentes principais foram determinados índices de qualidade de água em três classes. Os índices de qualidade da água dos pontos analisados, encontram-se na faixa entre 35 e 70 na maioria dos períodos estudados. Conclui-se que analise de multivariada é eficiente na elaboração dos índices sem perda de informação, e os indicadores de maiores pesos foram o pH, Cálcio e Magnésio.

Externo ao Programa - 3738738 - ANDRÉ MOREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCIRIO DE LEMOS - DOUTOR(A)
Presidente - 1505717 - NILDO DA SILVA DIAS
Interno - 1753199 - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA