Banca de DEFESA: KEYLAN SILVA GUIRRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLAN SILVA GUIRRA
DATA: 23/12/2021
LOCAL: Videoconferência via Google Meet

TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS DE SEMENTES DE CENOURA COM FITORREGULADORES

Daucus carota L.; reguladores vegetais; Stimulate®, tiametoxam, temperatura.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A cenoura é uma hortaliça de importância econômica e social devido suas características nutricionais e de cultivo. No entanto, a desuniformidade da germinação de sementes de cenoura e a instabilidade climática afeta o rendimento dessa cultura. O tratamento de sementes mitigar efeitos ambientais causados durante a maturação de sementes. Desta forma, objetivou-se avaliar os efeitos dos tratamentos de sementes de cenoura com fitorreguladores. O trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira foi conduzida no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a segunda na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Jesualdo Cavalcanti, Corrente, PI. Durante a primeira etapa foram realizados pré-testes em dois ensaios com sementes de cinco cultivares de cenoura (Alvorada, Brasília, BRS Esplanada, Tellus e Tropical). Para o ensaio I, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5, com quatro concentrações de Stimulate® (0, 5, 10 e 15 mL L-1 de água) e cinco cultivares de cenoura. No ensaio II, o delineamento foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5, sendo quatro concentrações de tiametoxam (0; 0,4; 0,8 e 1,2 mL L-1) e as cinco cultivares de cenoura. Na segunda etapa foram realizados três ensaios, empregando-se a dosagem que proporcionou melhores resultados na primeira etapa para os dois fitorreguladores (10 mL de Stimulate® e 1,2 mL de tiametoxam) com posterior submissão das mesmas cultivares de cenoura sob temperaturas de 25, 30 e 35 °C. Nas duas etapas avaliou-se as seguintes variáveis: germinação, primeira contagem de germinação, comprimento e massa seca de plântula. As análises bioquímicas do conteúdo de açúcares totais, aminoácidos totais e prolina também foram realizadas nos ensaios da primeira etapa. Os dados foram submetidos à análise da normalidade dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk e a análise de variância e teste de média por Scott-Knott por meio do programa Sisvar®. Os dados também foram submetidos à análise multivariada dos componentes principais, através do programa Past 4. Nos resultados do bioestimulante constatou-se que não houve influenciou na germinação, mas as plântulas da cv. Tropical apesar de terem sido menos vigorosas que as demais, apresentaram comprimento 40% superiores ao tratamento controle. A cultivar Alvorada teve incremento de metabólitos com o 5 mL do bioestimulante. Ainda na primeira etapa, o bioativador não influenciou a germinação das sementes das cultivares estudadas. As dosagens de 0,4 e 0,8 mL de tiametoxam para cv. Tropical influenciou positivamente o desenvolvimento de plântulas e 1,2 mL para a cv. Alvorada o bioativador foi benéfico ao desenvolvimento de plântulas de cenoura. Na segunda etapa, as cultivares de cenoura tiveram as sementes tratadas com bioestimulante e bioativador apresentaram incrementos no desenvolvimento inicial de plântulas de cenoura quando submetidas as temperaturas de 25 e 30 ºC, sendo a temperatura de 35 ºC excessiva para germinação das cultivares de cenoura.

Externo à Instituição - GÉRI EDUARDO MENEGHELLO - UFPel
Interno - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO