Banca de DEFESA: FERNANDA JESSICA QUEIROZ SANTOS

DISCENTE: FERNANDA JESSICA QUEIROZ SANTOS
DATA: 29/11/2021

EFEITO DE INDUTOR DE RESISTÊNCIA NA PROTEÇÃO CONTRA A PODRIDÃO RADICULAR E O DECLÍNIO DAS RAMAS DO MELOEIRO

Acibenzolar-S-metil, Macrophomina phaseolina, Cucumis melo, Estresse Biótico.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Devido as grandes dificuldades e as limitações no controle de doenças na cultura do melão e levando em consideração a grande importância do uso de indutores de resistência, este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da aplicação pré e pós-semeadura de ASM (Acibenzolar-S-metil) contra a doença podridão radicular e declínio das ramas, causada pelo patógeno Macrophomina phaseolina, sobre as principais características físicas e bioquímicas, em melão cv. ‘Titannium’. O experimento foi realizado em casa de vegetação e no Laboratório de Fitopatologia II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), usando o delineamento inteiramente casualizado com 7 tratamentos (Controle positivo, controle negativo, tratamento de sementes, aplicação na parte aérea, aplicação no solo, tratamento de semente mais aplicação na parte aérea, e tratamento de semente mais aplicação no solo), e 5 repetições. Foi utilizado um solo naturalmente infestado retirado de uma área onde já havia relatos da doença. Para o controle positivo, se utilizou apenas o solo naturalmente infestado sem aplicação do produto, para o controle negativo, o solo foi autoclavado, e para os demais tratamentos foi usado o indutor de resistência ASM na concentração de 0,001g/L. Foram realizadas avaliações de incidência, severidade, variáveis biométricas tais como comprimento de raiz e da parte aérea , matéria fresca da raiz e da parte aérea, determinação da atividade da Guaiacol Peroxidase (GPOX), Superóxido Dismutase (SOD), concentração de malonaldeído (MDA) e peróxido de hidrogênio. Os dados obtidos foram avaliados com o auxílio do programa de análise estatística SISVAR. Com os resultados pôde-se observar que o método de aplicação do ASM mais eficaz contra podridão radicular e o declínio das ramas de meloeiro, foi o tratamento de sementes mais aplicação na parte aérea, pois apesar de apresentar um dos índices de severidade mais altos, não afetou significativamente o crescimento e desenvolvimento da planta, além de apresentar um dos menores conteúdos de MDA, o que sugere uma baixa peroxidação lipídica. O tratamento de sementes mais aplicação na parte aérea, também demonstrou que o ASM induziu o aumento da atividade de enzimas antioxidantes de defesa contra o estresse oxidativo, com atividade elevada das enzimas SOD e GPOX. Estes resultados são importantes, pois podem contribuir futuramente com programas de melhoramento da cultura no que tange ao desenvolvimento de medidas de controle eficazes contra doenças causadas por este fitopatógeno.

Interno - 088.979.544-48 - ANDREIA MITSA PAIVA NEGREIROS - UFERSA
Externo à Instituição - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UERN