Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLAN SILVA GUIRRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLAN SILVA GUIRRA
DATA: 19/11/2021

Artigo I - BIOESTIMULANTE NO TRATAMENTO PRÉ-GERMINATIVO DE SEMENTES DE CENOURA

Artigo II - TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVO EM SEMENTES DE CENOURA COM BIOATIVADOR

Artigo I - Daucus carota L., Stimulate, germinação, hortaliças. Artigo II - Daucus carota L., tiametoxam, germinação, hortaliças.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Artigo I - BIOESTIMULANTE NO TRATAMENTO PRÉ-GERMINATIVO DE SEMENTES DE CENOURA

RESUMO

A cenoura (Daucus carota L.) é uma espécie de elevado valor nutricional, caracterizando-se como uma das cinco principais hortaliças cultivada no Brasil, cuja demanda tem crescido expressivamente também em outros países. Porém, as sementes apresentam problemas quanto a qualidade da germinação. Por isso, a utilização de bioestimulantes é alternativa por possibilitar melhores expressões do potencial germinativo e vigor das sementes. Assim, objetivou-se avaliar a utilização de dosagens de bioestimulante na germinação de sementes de diferentes cultivares de cenoura. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 4, com sementes de cinco cultivares de cenoura (Alvorada, Brasília, Esplanada, Tellus e Tropical) e quatro dosagens de Stimulate® (0, 5, 10 e 15 mL L-1 de água), com quatro repetições de 50 sementes. As características de germinação e vigor avaliadas foram: percentagem de germinação, primeira contagem de germinação, comprimento e massa seca de plântula, além de análises bioquímicas do conteúdo de açúcares totais, aminoácidos totais e prolina. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e teste de Scott-Knott por meio do programa Sisvar®. De maneira geral, as dosagens do bioestimulante (10 e 15 mL L-1 de água) foram benéficas ao desenvolvimento inicial de plântulas de cenoura (cultivares Alvorada, Tellus e Tropical) com germinação 18% a mais que as sementes sem tratamento. Enquanto, as plântulas da cv. Tropical que foram menos vigoras que as demais, apresentaram comprimento 28% maiores que as cultivares do tratamento controle.

Artigo II - TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVO EM SEMENTES DE CENOURA COM BIOATIVADOR

RESUMO

A cenoura é uma hortaliça com papel socioeconômico muito importante, tanto pelo elevado emprego de mão-de-obra, quanto por sua alta comercialização. Para otimizar o estabelecimento desta cultura em campo torna-se imprescindível sementes de vigor e qualidade distintas, cuja germinação seja rápida e uniforme. Por isso, têm-se utilizado o tratamento de sementes como técnica a viabilizar melhor desempenho do potencial germinativo e expressão de vigor. Desse modo, objetivou-se avaliar os efeitos de dosagens do tiametoxam na germinação de diferentes cultivares de cenoura. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 4, sendo 5 cultivares de cenoura (Alvorada, Brasília, Esplanada, Tellus e Tropical) e 4 dosagens de tiametoxam (0; 0,4; 0,8 e 1,2 mL). Avaliou-se as seguintes variáveis - germinação, primeira contagem de germinação, comprimento e massa seca de plântula, além de análises bioquímicas do conteúdo de açúcares totais, aminoácidos totais e prolina. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e teste de Scott-Knott por meio do programa Sisvar®. O tratamento de sementes de cenoura com tiametoxam não influenciou a germinação das cultivares estudada. Nas dosagens de 0,8 mL para cv. Tropical e 1,2 mL para as cv. Alvorada, Brasília e Esplanada o bioativador foi benéfico ao desenvolvimento de plântulas de cenoura.

Externo à Instituição - CAROLINE JÁCOME COSTA - EMBRAPA
Externo à Instituição - GIVANILDO ZILDO DA SILVA - UFJ