Banca de DEFESA: ALCIMAR GALDINO DE LIRA

DISCENTE: ALCIMAR GALDINO DE LIRA
DATA: 31/05/2021
LOCAL: Virtual - Google Meet

PARASITISMO DE Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae) SOBRE Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae), EM FUNÇÃO DO NICHO DE FORRAGEAMENTO, EM UM AMBIENTE SEMIÁRIDO

Mosca-do-mediterrâneo. Controle biológico. Parasitoides. Localização hospedeira.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O parasitoide Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae) foi introduzido no Brasil para o controle biológico de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae). Devido à escassez de estudos, e o aumento da demanda pelo uso de parasitoides no controle biológico de tefritídeos pragas e a perspectiva do uso de D. longicaudata na regulação populacional de C. capitata, é fundamental os estudos sobre a bioecologia desse inimigo natural no semiárido nordestino. Diante disto, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência do nicho de forrageamento de D. longicaudata em frutos de goiaba infestados com C. capitata em um ambiente semiárido, na região nordeste do Brasil. Os testes foram conduzidos em gaiolas de campo, onde frutos de goiaba foram infestados com larvas de C. capitata e expostos ao parasitismo de D. longicaudata, em dois nichos de forrageamento (copa da planta e solo), em bioensaios com e sem chance de escolha. Após o período de exposição, os frutos foram recolhidos, identificados e as larvas foram individualizadas em tubos de ensaios e deixadas em condições de laboratório (25 ± 2ºC, umidade relativa de 60 ± 10% e fotofase de 12 horas) até a emergência dos adultos (parasitoides ou mosca). As taxas de parasitismos nos bioensaios sem chance de escolha foram de 13,2% nos frutos da copa e 15,2% nos frutos do solo, já no bioensaio com chance de escolha, o parasitismo na copa foi de 31,6% e 21,6% nos frutos do solo. Nos frutos localizados na copa da planta foram observados o maior número de descendentes do sexo feminino, com razão sexual de 0,58 em ambos os bioensaios. O parasitismo, a fertilidade e a razão sexual de D. longicaudata não foram influenciados pelo nicho de forrageamento (copa/solo).

Externo à Instituição - DANIELL RODRIGO RODRIGUES FERNANDES - INPA
Externo ao Programa - 051.551.924-39 - ELANIA CLEMENTINO FERNANDES - UFERSA