Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUEL CABRAL MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANUEL CABRAL MEDEIROS
DATA: 31/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ARTIGO 1: ARTIGO 2: INFLUÊNCIA DE AGENTES SELETIVOS NO CULTIVO IN VITRO DE EMBRIÕES IMATUROS DE MILHO VISANDO ACELERAR CICLOS DE RETROCRUZAMENTOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultivo de embriões. Milho. Biotecnologia. Introgressão de genes. Cultura de tecidos vegetais.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 1: Um dos principais objetivos dos programas de melhoramento de milho é a introgressão em linhagem elites de um ou mais alelos de interesse de um genitor doador por meio de retrocruzamentos. Esta estratégia permite a manutenção do genótipo de uma boa linhagem enquanto incorporam-se características de interesse para as quais esta é deficiente, incluindo resistências. O desenvolvimento de marcadores genéticos, capazes de fornecer boa cobertura do genoma, elevam o interesse em aproveitar esta variação para aumentar a eficiência do método (Duarte, 2003). O objetivo do presente estudo foi desenvolver um eficiente sistema in vitro para o cultivo de embriões imaturos de milho em combinação com a técnica de marcadores moleculares, avaliando aspectos quantitativos e qualitativos, para acelerar a introgressão gênica e obtenção de híbridos comerciais. dormência em sementes ou antecipação do ponto de colheita. Ao remover os embriões das influências desses fatores, os embriões germinam e crescem rapidamente em meio artificial e o ciclo de reprodução é encurtado. Paralelo a isto, a utilização de modernas técnicas moleculares, permitem identificar plantas de interesse genético em populações muito grandes e avançar gerações por planta individual que possua o maior número de caracteres desejáveis, promovendo um maior ganho genético. Para tanto foram realizados retrocruzamentos com genitores e descendências de doadores conhecidos contendo genes de doadores e recorrentes e aplicou-se uso de marcadores assistidos como forma de verificar a eficiência do método. Foram coletados embriões imaturos para cultivo in vitro, onde buscou-se conhecer o efeito de diferentes genótipos e da idade dos embriões resgatados durante o processo de cultivo de embriões e seleção genotípica in vitro. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um eficiente sistema in vitro para o cultivo de embriões imaturos de milho em combinação com a técnica de marcadores moleculares, avaliando aspectos quantitativos e qualitativos, para acelerar a introgressão gênica e obtenção de híbridos comerciais. Foi possível observar a viabilidade da metodologia de cultivo de embriões de milho e o ganho em tempo que proporciona em relação ao modelo convencional por sementes. O uso de marcadores moleculares possibilitou identificar as melhores plantas em relação à similaridade com o genitor recorrente e potencializar o ganho em gerações. Fatores como a idade de coleta dos embriões influenciaram os parâmetros biométricos, taxa de germinação e de aclimatização dos embriões. A taxa de aclimatização foi também influenciada pelo genótipo.

Artigo 2: Um dos principais objetivos dos programas de melhoramento de milho é a introgressão em linhagem elites de um ou mais alelos de interesse de um genitor doador por meio de retrocruzamentos. Esta estratégia permite a manutenção do genótipo de uma boa linhagem enquanto incorporam-se características de interesse para as quais esta é deficiente, incluindo resistências. O desenvolvimento de marcadores genéticos, capazes de fornecer boa cobertura do genoma, elevam o interesse em aproveitar esta variação para aumentar a eficiência do método (Duarte, 2003). O objetivo do presente estudo foi desenvolver um eficiente sistema in vitro para o cultivo de embriões imaturos de milho em combinação com a técnica de marcadores moleculares, avaliando aspectos quantitativos e qualitativos, para acelerar a introgressão gênica e obtenção de híbridos comerciais. dormência em sementes ou antecipação do ponto de colheita. Ao remover os embriões das influências desses fatores, os embriões germinam e crescem rapidamente em meio artificial e o ciclo de reprodução é encurtado. Paralelo a isto, a utilização de modernas técnicas moleculares, permitem identificar plantas de interesse genético em populações muito grandes e avançar gerações por planta individual que possua o maior número de caracteres desejáveis, promovendo um maior ganho genético. Para tanto foram realizados retrocruzamentos com genitores e descendências de doadores conhecidos contendo genes de doadores e recorrentes e aplicou-se uso de marcadores assistidos como forma de verificar a eficiência do método. Foram coletados embriões imaturos para cultivo in vitro, onde buscou-se conhecer o efeito de diferentes agentes seletivos e doses para averiguação de eficiência seletiva e qualidade das plântulas produzidas. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um eficiente sistema in vitro para o cultivo de embriões imaturos de milho em combinação com a técnica de marcadores moleculares, avaliando aspectos quantitativos e qualitativos, para acelerar a introgressão gênica e obtenção de híbridos comerciais. Foi possível observar a viabilidade da metodologia de cultivo de embriões de milho e o ganho em tempo que proporciona em relação ao modelo convencional por sementes. O uso de marcadores moleculares possibilitou identificar as melhores plantas em relação à similaridade com o genitor recorrente e potencializar o ganho em gerações. Fatores como os agentes seletivos e suas concentrações no meio de cultivo influenciaram o desenvolvimento das plantas in vitro e sua sobrevivência na aclimatização.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANÂNKIA DE OLIVEIRA RICARTE MARINHO - PESQUISADOR
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Externo à Instituição - GUSTAVO BARNABÉ BIUDES - PESQUISADOR
Notícia cadastrada em: 18/05/2021 14:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02