Banca de DEFESA: JOSE RICARDO TAVARES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RICARDO TAVARES DE ALBUQUERQUE
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Videoconferência

ESTUDO DE CULTIVARES DE SOJA IRRIGADA NAS CONDIÇÕES DO SEMIÁRIDO

Glycine max L. Análise multivariada. Modelos mistos. Produtividade. Oleaginosa.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A soja [Glycine max (L.) Merrill] é a leguminosa de maior importância econômica. O interesse mundial pelo cultivo desta leguminosa deve-se à excelente combinação apresentada em termos de produtividade e baixo custo de produção em função dos teores elevados de proteína (40%) e óleo (20%) das sementes, respectivamente. O Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor da oleaginosa. No entanto no semiárido, a soja ainda não é semeada, embora algumas cultivares sejam rústicas e podem ser adaptadas nessa região. A identificação de genótipos com elevada produtividade e estabilidade de grãos nas condições de cultivo do semiárido brasileiro caracterizadas por temperaturas elevadas e precipitação concentrada em poucos meses do ano, são de extrema importância. Quando genótipos são avaliados em diferentes condições ambientais podem ter sua performance relativa alterada levando ao fenômeno denominado interação genótipos por ambientes. Nesse sentido foram avaliados 21 cultivares de soja em blocos casualizados com quatro repetições durante as estações secas de 2016-2017 e chuvosas de 2017-2018 em Mossoró-RN, para o teor de óleo, a produtividade e seus componentes. Foram utilizadas as metodologias de regressão fatorial e análise de componentes principais com as predições da soma dos efeitos genotípicos e da interação para quantificar o papel de cinco covariáveis ambientais sobre a interação genótipos por ambiente. Foram utilizadas também as metodologias GGE Biplot e da Média Harmônica da Performance Relativa dos valores Genotípicos para identificar genótipos adaptados e estáveis. A precipitação pluviométrica, a umidade relativa e a temperatura contribuem positivamente para aumentar o teor de óleo enquanto a temperatura mínima e a radiação solar, para reduzir. A interação genótipos por anos em soja tem forte influência sobre o ambiente, é predominantemente quantitativa e dificulta a recomendação de genótipos no semiárido. Os genótipos mais estáveis e adaptados para a produtividade de grãos e teor de óleo são BMX OPUS IPRO, Pampeana 007 RR, Pampeana 20 RR, BRS Sambaíba RR, P 98Y70 RR, BRS 333 RR, BRS 9280 RR, M 8644 IPRO, M 8372 IPRO e ST 920 RR.

Externo à Instituição - ALINE KELLY QUEIROZ DO NASCIMENTO - NENHUMA
Presidente - 1670421 - AURELIO PAES BARROS JUNIOR