Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA KARINE DE ALBUQUERQUE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA KARINE DE ALBUQUERQUE SILVA
DATA: 17/08/2020

PARASITOIDES DE Ceratitis capitata (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO E SEMI-CAMPO

Moscas-das-frutas; Controle biológico; Semiárido

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae) é a espécie de moscas-das-frutas com maior importância econômica e quarentenária para o setor nordestino de exportação de frutas. Atualmente, o controle biológico se destaca como melhor alternativa para controle desses insetos em campo, diminuindo a reinfestação de pomares principalmente com a utilização em conjunto de parasitoides com capacidade de busca combinada (parasitoides larvais e pupais). A liberação simultânea desses parasitoides pode resultar no controle eficiente da praga, ao passo que ocasionalmente também pode gerar respostas competitivas em função da sobreposição por recursos (alimento, hospedeiro e habitat). Com base nisso, o trabalho teve por objetivo avaliar as interações entre o endoparasitoide larva/pupa Tetrastichus giffardianus (gregário) e o ectoparasitoide pupal Pachycrepoideus vindemmiae (solitário), em condições laboratoriais (T=25±2°C, UR=60±10% e Fotofase=12h) sobre o hospedeiro C. capitata. Foi avaliada também a eficácia de T. giffardianus no parasitismo de C. capitata infestando frutos de goiaba sob condições de semi-campo durante 8 horas. Sob condições específicas, P. vindemmiae é capaz de multiparasitar pupas já parasitadas por T. giffardianus usando o hiperparasitismo como estratégia. O ectoparasitoide pupal conseguiu superparasitar pupários de C. capitata com a deposição de até 22 ovos sobre o hospedeiro, mas em todos os casos, os indivíduos supranumerários foram eliminados pelos coespecíficos por meio do ataque físico (competição intraespecífica), mas não houve canibalismo entre as larvas. Quando essas duas espécies de parasitoides ocorreram juntas em um único hospedeiro, P. vindemmiae teve uma chance muito maior de sobrevivência, uma vez que suas fêmeas promoveram ataque ativo com consequente mortalidade sobre os imaturos de T. giffardianus (visualizadas por meio de cicatrizes) e depositaram seus ovos sobre as larvas do endoparasitoide em desenvolvimento (hiperparasitismo facultativo). As larvas do ectoparasitoide também ocasionaram altas mortalidades sobre os imaturos de T. giffardianus por mecanismos indiretos de competição (supressão fisiológica). Na ausência de concorrentes, T. giffardianus se sobressai pela elevada taxa de parasitismo (67%) em comparação à P. vindemmiae (50%). Em competição, não houve variação significativa na taxa de parasitismo por P. vindemmiae (47%) em relação ao seu controle (50%). Houve uma redução acentuada na taxa de parasitismo do eulofídeo de 67% para 32%, quando mantido em competição intrínseca com P. vindemmiae. Em condições de semi-campo, Tetrastichus giffardianus é capaz de forragear e parasitar larvas de Ceratitis capitata tanto na copa quanto no solo com índices de parasitismo de 64,60 e 61,60 % para os respectivos nichos de forrageamento, além de penetrar nos frutos por aberturas naturais em busca de seus hospedeiros.

Externo à Instituição - ELANIA CLEMENTINO FERNANDES - NENHUMA
Presidente - 1509560 - ELTON LUCIO DE ARAUJO