Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ EDUARDO SANTOS BARBOZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ EDUARDO SANTOS BARBOZA DA SILVA
DATA: 13/08/2020
LOCAL: Vídeoconferência

1º artigo: TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS EM SEMENTES DE MELÃO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS IRRIGADAS COM ÁGUA BIOSSALINA.

2º artigo: TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS EM SEMENTES DE MELÃO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS IRRIGADAS COM ÁGUA SALINIZADA.

1º - Cucumis melo L.; reguladores vegetais; tiametoxam; água residuária.

2º - Cucumis melo L.; ácido salicílico; tiametoxam; água de poço.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

1º artigo: A produção de meloeiro no semiárido brasileiro está sujeita a utilização de águas 6 marginais com salinidade elevada. Contudo, a utilização de reguladores e bioativadores 7 no tratamento de sementes visam mitigar os efeitos nocivos dos sais. Assim, objetivou8 se avaliar o efeito de tratamentos pré-germinativos em sementes de melão para a 9 produção de mudas irrigadas com água biossalina. Para isso, dois ensaios foram 10 realizados separados por cultivar de melão (Goldex e Grand Prix). O delineamento 11 utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 3 (tratamentos de 12 sementes e diluições da água de irrigação). As sementes foram tratadas com os ácidos salicílico (50 µM) e giberélico (50 mg L-1), além do tiametoxam (1 mL Kg-1 13 de 14 sementes). As águas utilizadas foram a de abastecimento local (controle), efluente de 15 piscicultura (biossalina) (100%) e diluída a 50% (biossalina mais água do controle). 16 Após o tratamento das sementes, a semeadura foi realizada em bandeja com substrato comercial Carolina Soil® 17 e aos quatorze realizadas as análises morfológicas e 18 fisiológicas e bioquímicas. Os resultados foram submetidos a análise de variância 19 (p<0,05) e em caso de feito significativo as médias foram submetidas ao teste de Scott20 Knott. A utilização de água biossalina afetou o desenvolvimento inicial e a produção de 21 mudas de melão, cultivares Goldex e Grand Prix. O tratamento das sementes com os 22 ácidos salicílico e giberélico promoveram a atenuação dos efeitos da salinidade em 23 mudas de melão de ambas cultivares, irrigadas com água biossalina.

2º artigo: Muitos produtores rurais, devido à dificuldade de aceso a águas superficiais em 6 regiões semiáridas utilizam águas subterrâneas, geralmente de elevada salinidade. 7 Sendo assim, objetivou-se avaliar tratamentos pré-germinativos em sementes de melão 8 para produção de mudas irrigadas com água salinizada. O delineamento foi inteiramente 9 casualizado em esquema fatorial 4 x 3 (quatro tratamentos de sementes e três diluições 10 de água de irrigação). As sementes foram tratadas com os ácidos salicílico (50 µM) e giberélico (50 mg L-1), além do tiametoxam (1 mL Kg-1 11 de sementes). Para a irrigação, 12 utilizou-se as águas de abastecimento local, de poço e uma diluída na proporção de 1:1 13 destas águas. Dois ensaios foram conduzidos separados, utilizando-se as cultivares de 14 melão Goldex e Grand Prix. Após o tratamento das sementes, a semeadura foi realizada em bandejas tendo como substrato o Carolina Soil® 15 . Aos catorzes dias após a semeadura 16 foram realizadas as análises morfológicas e fisiológicas, além da coleta de material para 17 as bioquímicas. Os resultados foram submetidos a análise de variância (p<0,05) e em 18 caso de significância as médias foram submetidas ao teste de Scott-Knott. Os 19 tratamentos de sementes de melão das cultivares Goldex e Grand Prix com ácido 20 salicílico e tiametoxam atenuaram os efeitos da salinidade da água de irrigação.

Externo à Instituição - CAIO CÉSAR PEREIRA LEAL - NENHUMA
Externo à Instituição - FRANCISCO VANIES DA SILVA SÁ - UFERSA