Banca de DEFESA: JOSE GALDINO CAVALCANTE NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE GALDINO CAVALCANTE NETO
DATA: 30/06/2020
LOCAL: ambiente virtual

INTERAÇÃO GENÓTIPOS POR AMBIENTES EM MELOEIRO: Adaptabilidade e Estabilidade genotípica e Influência de covariáveis

Cucumis melo L., interação genótipos x ambientes, modelos mistos, REML/BLUP, análise multivariada, regressão fatorial.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os objetivos do presente trabalho foram estudar a interação genótipo por ambientes, identificar cultivares adaptadas e estáveis, bem como quantificar a influência de covariáveis ambientais sobre a interação. Foram avaliados 13 híbridos de melão amarelo em quatro municípios do Estado do Rio Grande do Norte, em duas épocas de semeadura, num total de oito ambientes. Os experimentos foram realizados em blocos completos casualizados com três repetições. Cada parcela foi constituída por duas linhas de 5,0 m de comprimento, espaçadas por 2,0 m. O espaçamento entre covas foi 0,4 m, sendo cultivada uma planta por cova. Os caracteres avaliados foram número de frutos por planta e sólidos solúveis totais. Foram utilizados os seguintes métodos de adaptabilidade e estabilidade: Wricke (1965), Eberhart e Russell (1966), Lin e Binns (1988), Annicchiarico (1992), GGE Biplot (Yan; Kang, 2003) e MHPRVG (Resende, 2007). As covariáveis ambientais estudas foram temperatura máxima e mínima, umidade relativa e radiação. Foram utilizadas as metodologias de regressão fatorial e análise de componentes principais com os valores preditos dos efeitos da interação genótipos x ambientes para quantificar o papel de quatro covariáveis ambientais sobre a interação genótipos por ambiente. A interação genótipos por ambientes para número de frutos por planta e sólidos solúveis é do tipo simples e cruzado, respectivamente. Os métodos de Linn e Binns (1988), Annichiarico (1992) e Resende (2007) são altamente correlacionados entre si e todos correlacionados com a média do caráter. Os híbridos diferem quanto à sensibilidade frente às covariáveis ambientais, sendo divididos em um grupo que tem influência positiva da temperatura máxima e umidade relativa e influência negativa da temperatura mínima e radiação solar; e outro com comportamento oposto tanto para o número de frutos por planta e sólidos solúveis. O híbrido HA-08 se mostrou o mais promissor com elevado número de frutos por planta, alto teor de sólidos solúveis, adaptabilidade e estabilidade elevadas para todos os métodos aplicados.

Externo ao Programa - 2647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO SOUZA DE ARAGÃO - EMBRAPA
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Externo ao Programa - 2578617 - STEFESON BEZERRA DE MELO