Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE GALDINO CAVALCANTE NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE GALDINO CAVALCANTE NETO
DATA: 27/06/2020
LOCAL: vídeo-conferência

Artigo 01: Adaptabilidade e estabilidade de híbridos de melão amarelo em diferentes locais e épocas de cultivo Artigo 02: Influência de ambientais sobre a interação genótipos por ambientes em meloeiro no semiárido

Cucumis melo L., modelos mistos, REML/BLUP, análise multivariada, regressão fatorial, interação genótipos x ambientes, modelos mistos, indicação de cultivares.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

RESUMO – Os objetivos do presente trabalho foram a estudar a interação genótipo por ambientes e identificar cultivares com maiores adaptabilidades e estabilidade fenotípica por diferentes métodos. Foram avaliados 13 híbridos de melão amarelo em quatro municípios do Estado do Rio Grande do Norte, em duas épocas de semeadura, num total de oito ambientes. Os experimentos foram realizados em blocos completos casualizados com três repetições. Cada parcela foi constituída por duas linhas de 5,0 m de comprimento, espaçadas por 2,0 m. O espaçamento entre covas foi 0,4 m, sendo cultivada uma planta por cova. Os caracteres avaliados foram número de frutos por planta e sólidos solúveis totais. Foram utilizados os seguintes métodos de adaptabilidade e estabilidade: Wricke (1965), Eberhart e Russell (1966), Lin e Binns (1988), Annicchiarico (1992), GGE Biplot (Yan; Kang, 2003) e MHPRVG (Resende, 2007). A interação genótipos por ambientes para número de frutos por planta e sólidos solúveis é do tipo simples e cruzado, respectivamente. Os métodos de Linn e Binns (1988), Annichiarico (1992) e Resende (2007) são altamente correlacionados entre si e todos correlacionados com a média do caráter. O híbrido HA-08 é o mais promissor com elevado número de frutos por planta, alto teor de sólidos solúveis, adaptabilidade e estabilidade elevadas.

RESUMO – Pouco se conhece sobre a influência de covariáveis ambientais sobre a interação genótipos por ambientes em meloeiro cultivados nas condições de semiárido. Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a influência de variáveis ambientais sobre a interação genótipos por ambientes e identificar genótipos adaptados e estáveis. Foram avaliados treze híbridos de melão amarelo em blocos casualizados com quatro repetições em quatro municípios do Rio Grande do Norte em duas épocas de semeadura para o número de frutos por planta e solido solúveis. Foram utilizadas as metodologias de regressão fatorial e analise de componentes principais com os valores preditos dos efeitos da interação genótipos x ambientes para quantificar o papel de quatro covariáveis ambientais sobre a interação genótipos por ambiente. Utilizou-se o método da Média Harmônica da Performance Relativa dos valores Genotípicos (MHPRVG) para identificar genótipos adaptados e estáveis. As covariáveis ambientais estudas foram temperatura máxima e mínima, umidade relativa e radiação. O modelo covariável-biplot é útil para relacionar fatores ambientais importantes e indicar a sua influência relativa sobre o número de frutos por planta e sólidos solúveis. As variáveis temperatura mínima, umidade relativa e radiação solar são aquelas de maior contribuição para a interação híbridos por ambientes. Os híbridos diferem quanto à sensibilidade frente às covariáveis ambientais, sendo divididos em um grupo que tem influência positiva da temperatura máxima e umidade relativa e influência negativa da temperatura mínima e radiação solar; e outro com comportamento oposto tanto para o número de frutos por planta e sólidos solúveis. O híbrido HA-08 é o mais estável e adaptado para o número de frutos por planta e sólidos solúveis.

Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Externo à Instituição - VALDÍVIA DE FÁTIMA LIMA DE SOUSA - NENHUMA