Banca de DEFESA: ELENEIDE PINTO GURGEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELENEIDE PINTO GURGEL
DATA: 09/03/2020
HORA: 07:30
LOCAL: Sala 25 de vídeo conferência da PROPPG
TÍTULO:

DIVERSIDADE GENÉTICA DE CEREUS JAMACARU UTILIZANDO DESCRITORES MORFOFISIOLÓGICOS EM DIFERENTES POPULAÇÕES DO SEMIÁRIDO POTIGUAR; SIMILARIDADE GENÉTICA DE Cereus jamacaru NATIVOS DA CAATINGA POR MEIO DE MARCADORES RAPD.


PALAVRAS-CHAVES:

Mandacaru, fatores abióticos, qualidade de fruto, compostos bioativos; mandacaru; diversidade genética; semiárido potiguar.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O mandacaru (Cereus jamacaru DC.), é uma cactácea nativa do bioma caatinga, considerada uma planta de grande importância para a população do semiárido, pois, seus frutos são utilizados na alimentação humana e animal, no entanto, vários fatores podem interferir na qualidade dos frutos, sejam eles intrínsecos, referentes a cultivar e a espécie, ou extrínsecos, referentes ao local de ocorrências e/ou as práticas culturais adotadas durante o cultivo. Devido à escassez de estudos que relatem como os fatores abióticos interferem no desenvolvimento desta cactácea, o objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade genética de C. jamacaru, provenientes de populações nativas de diferentes localidades do semiárido potiguar utilizando descritores morfológicos e moleculares da planta, físico, físico-químicos e químicos dos frutos. Foram utilizadas 30 genótipos de mandacaru, coletados em três municípios potiguares, Apodi, Patú e Upanema. As variáveis morfológicas da planta, físicas, físico-química e químicas do frutos foram utilizadas para confecção de uma matriz de análise de componente principal, sendo realizadas ainda as análises multivariadas: análise de agrupamento, análise discriminante de Fisher e análise de dissimilaridade. Os frutos provenientes da população de Apodi-RN, foram maiores. Os frutos coletados em Patú-RN possuem maiores teores de vitamina C, de flavonoides amarelos, de betacianinas e betaxantinas, e mair atividade antioxidante. Os frutos colhidos na população de Upanema apresentaram maior massa, maior rendimento de fruto, maior firmeza e maior doçura. O descritor de maior importância para a divergência genética foi a atividade antioxidante pelo método DPPH. Para diversidade genética utilizando descritores moleculares, foram coletados cladódios provenientes de três municípios do semiárido potiguar, Apodi, Patú e Upanema. O DNA vegetal extraído foi utilizado para a reação da polimerase em cadeia (PCR), utilizando os primers RAPD OPM-04, OPM-05, OPM-15, OPH-02, OPH-04, OPH-05, OPH-6, OPH-09, OPH-11, OPH-12, OPH-13 e OPH-17. Foram obtidas 174 amplificações, sendo 125 polimórficas e 49 monomórficas, com média de 14,5 bandas por primer e um polimorfismo total de 72,21%. O maior grau de similaridade foi observado entre os genótipos U-04 e U-06. A menor similaridade ocorreu entre os genótipos A-06 e U-02. Os marcadores moleculares RAPD foram capazes de detectar a variabilidade genética entre os genótipos de Cereus jamacaru demostrando elevado polimorfismo entre as populações estudadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UERN
Externo ao Programa - 1647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Interno - 1669088 - IONÁ SANTOS ARAÚJO HOLANDA
Externo à Instituição - MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA - EMBRAPA
Externo à Instituição - MATHEUS DE FREITAS SOUZA - UFERSA
Presidente - 1632114 - PATRICIA LIGIA DANTAS DE MORAIS
Notícia cadastrada em: 27/02/2020 10:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02