Banca de DEFESA: KARMITA THAINÁ CORREIA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARMITA THAINÁ CORREIA FERREIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Central de Aulas VII - UFERSA

Escolha de genitores em melão amarelo: Analise Dialélica e Estimativa de m+a

Cucumis melo L., melhoramento, locos, homozigose, heterozigose

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O Brasil é o principal produtor de melão da América de Sul. Uma das razões para o sucesso da cultura do meloeiro deve-se ao uso de sementes melhoradas, em especial, híbridos. Os sistemas de cruzamentos dialélicos indicam os melhores híbridos e auxiliam na escolha de parentais para serem utilizados em programas de hibridação. A identificação de populações promissoras, derivadas de híbridos superiores, é uma estratégia interessante para aumentar a eficiência dos programas de melhoramento de meloeiro. Dentre os procedimentos que auxiliam na escolha das populações e linhagens mais promissoras se destaca a estimativa de m+a e d. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de híbridos comerciais de meloeiro e suas combinações híbridas de acordo com dois modelos de análise dialélica e estimar a contribuição dos locos em heterozigose (d) e a contribuição dos locos em homozigose (m+a) de caracteres em híbridos de melão amarelo comercial. Foram realizados cruzamentos manuais entre 7 híbridos simples formando 21 combinações híbridas. Foram avaliados os caracteres número de frutos, peso médio do fruto, produtividade, espessura da polpa, firmeza de polpa e teor de sólidos solúveis. A análise dialélica considerou o modelo fixo método de Griffing e modelo aleatório BLUP. Para a estimativa m+a e d foram avaliados 7 híbridos comerciais e suas respectivas autofecundações nas gerações F1 e F2. Foram observados efeitos gênicos aditivos e não aditivos no controle dos caracteres avaliados. Os genitores A4 e A6 apresentaram os maiores valores positivos quanto a capacidade geral de combinação, para o maior número de caracteres. E os híbridos A4 x A7 e A1 x A6, os melhores desempenhos de capacidade específica de combinação e maior valor genético do cruzamento. Para a cultura do melão todas os caracteres avaliados apresentaram maior contribuição de locos em homozigose, sendo essa contribuição >90% para os caracteres espessura da polpa, firmeza da polpa e sólidos solúveis. É possível avaliar o potencial de populações para extração de linhagens a partir das estimativas de m+a e d.

Externo à Instituição - ANÂNKIA DE OLIVEIRA RICARTE - NENHUMA
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES