Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNARDO BEZERRA DE ARAÚJO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERNARDO BEZERRA DE ARAÚJO JUNIOR
DATA: 03/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: sala 07 da Central de Aulas VII
TÍTULO:

Artigo 1: NÚMERO DE REPETIÇÕES PARA AVALIAÇÃO DE PRODUVIDADE E SÓLIDOS SOLÚVEIS EM HÍBRIDOS DE MELÃO DO GRUPO Inodorus;

Artigo 2: NÚMERO DE REPETIÇÕES PARA AVALIAÇÃO DE CARACTERES DE PRODUÇÃO EM HÍBRIDOS DE MELÃO DO GRUPO Cantalupensis


PALAVRAS-CHAVES:

Artigo 1: Cucumis melo, repetibilidade, planejamento experimental, precisão de ensaios.; Artigo 2: Cucumis melo, repetibilidade, planejamento experimental, análise de precisão de experimentos.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 1:
A determinação do número de repetições a partir de dados de ensaios já realizados é uma importante ferramenta pois evita que experimentos sejam realizados exclusivamente com esse fim, minimizando os custos com a realização de experimentos e mão de obra a partir do aproveitamento de informações já existentes. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de determinar o número de medições (repetições) necessários para avaliar os caracteres de produtividade e sólidos solúveis em híbridos de melão do grupo botânico inodorus, e avaliar a variação do número de repetições entre os tipos de melões e os caracteres avaliados. O estudo foi composto por 12 experimentos com 10 híbridos de melão tipo Honey Dew, 8 experimentos com 13 híbridos do melão Amarelo e 9 experimentos com 8 híbridos do melão Pele de sapo, totalizando 29 experimentos, conduzidos no delineamento experimental em blocos casualizados, com três repetições. Foi realizada a análise de variância, estimado o coeficiente de repetibilidade e o coeficiente de determinação genotípico. Foi observada variabilidade no número de repetições para predição de um mesmo valor real dos genótipos entre os caracteres avaliados e os tipos de melão. Experimentos utilizando 3 repetições permitiram identificar genótipos superiores com 81,1% de certeza na predição do valor real para produtividade e 61,9% para sólidos solúveis no melão tipo amarelo. Para os experimentos com melão Honey Dew, o uso de 3 repetições permitiu identificar genótipos superiores com 62,4% de exatidão para produtividade e 71,2% para sólidos solúveis, enquanto que nos experimentos com melão pele de sapo, a utilização desse mesmo número de repetições só permitiu identificar genótipos superiores em relação a produtividade e sólidos solúveis, respectivamente, com 46,6% e 42,0% de exatidão no prognóstico de seu valor real.
Artigo 2:
No planejamento dos experimentos, a determinação do número de repetições dos tratamentos testados constitui tarefa importante para os pesquisadores, pois está diretamente relacionado à precisão dos resultados obtidos. Com isso, foi realizado este estudo com o objetivo de determinar o número de medições (repetições) necessários para avaliar os caracteres de produtividade e sólidos solúveis em híbridos de melão do grupo botânico Cantalupensis, e avaliar a precisão experimental utilizando a acurácia seletiva. O estudo foi composto por 21 experimentos, sendo 9 avaliando 8 híbridos do tipo cantaloupe, e 12 experimentos avaliando 9 híbridos do tipo Gália, conduzidos no delineamento experimental em blocos casualizados com três repetições. Foi realizada a análise de variância, estimado o coeficiente de repetibilidade e o coeficiente de determinação genotípico para cada experimento. Foi observada precisão experimental alta ou muito alta em 94% dos casos estudados em cada tipo de melão. Os ensaios com 3 repetições permitiram identificar genótipos superiores com 83,6 e 80,7% de predição do valor real, para produtividade e sólidos solúveis, respectivamente, para o melão tipo cantaloupe. Avaliando os ensaios com melão tipo Gália, com 3 repetições foi possível predizer o valor real dos genótipos com 86,1 e 98,6% de exatidão para produtividade e sólidos solúveis, respectivamente. Portanto, o uso de 3 repetições foi suficiente para detectar genótipos superiores com mais de 80% de certeza sobre seu valor real, para melões do tipo Cantaloupe e Gália, tanto para produtividade, quanto para o teor de sólidos solúveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Externo ao Programa - 2578617 - STEFESON BEZERRA DE MELO
Externo à Instituição - WELDER DE ARAÚJO RANGEL LOPES - UFERSA
Externo à Instituição - ÍTALO NUNES SILVA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 21/02/2020 15:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01