Banca de DEFESA: GISELLYA DE ARAÚJO CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLYA DE ARAÚJO CRUZ
DATA: 20/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Central de Aulas VII
TÍTULO:

MATÉRIAS ORGÂNICAS E PRODUTOS COMERCIAIS ASSOCIADOS AO MULCH DE POLIETILENO PARA O MANEJO DE Macrophomina phaseolina EM MELOEIRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Cucumis melo L., Podridão cinzenta do caule, patógenos habitantes do solo, controle alternativo.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Macrophomina phaseolina Tassi (Goid.) é o agente causal da podridão cinzenta do caule, que causa perdas significativas de produtividade de melão (Cucumis melo L.) no Brasil. Sua capacidade de sobreviver em condições áridas e o uso ineficaz de fungicidas, estimularam os esforços científicos por caminhos alternativos para controlar este fitopatógeno. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da incorporação de matérias orgânicas (feijão de porco e composto orgânico comercial Ecofértil®) e produtos comerciais (Compost-Aid®, Soil-Set™ e Soil-Plex® Active), associados ao mulch de polietileno (MP), nas comunidades (fúngicas e bacterianas) do solo e no manejo da podridão cinzenta do caule causada por M. phaseolina no meloeiro. Foram conduzidos dois experimentos idênticos em casa de vegetação. O inóculo do fungo (18 g.L-1 de solo) foi adicionado na camada de 0 - 10 cm de profundidade do solo contido nos vasos de 14 litros. A incorporação das matérias orgânicas e a cobertura com MP foi realizada 17 dias antes do transplantio das mudas de melão. O MP permaneceu fechado por 15 dias, sendo em seguida furado para implantação das mudas de melão (dois dias após). Foram registradas as temperaturas do solo e ambiente e umidade relativa do ar, durante a condução dos experimentos. Avaliou-se a incidência e severidade da podridão no sistema radicular do meloeiro, ocorrência de patógenos e comunidades microbiana do solo (bactérias e fungos totais). A incorporação de feijão de porco associado ao MP (FP + M) e o feijão de porco com MP e produtos comerciais Compost-Aid® e Soil-Set™ (FP + M + CA + SS) reduziram significativamente a incidência, severidade da doença e ocorrência dos patógenos. Os dados da correlação mostraram que a incidência da doença está correlacionada positivamente com a severidade da doença e ocorrência de Macrophomina sp. e correlacionada negativamente com o número de bactérias totais. A utilização da técnica do MP, associado ao uso de feijão de porco e produtos comerciais (Compost-Aid®, Soil-Set™ e Soil-Plex® Active) são práticas agrícolas sustentáveis que reduzem a incidência e a severidade da podridão radicular do meloeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREIA MITSA PAIVA NEGREIROS - NENHUMA
Presidente - 1544411 - MARCIA MICHELLE DE QUEIROZ AMBROSIO
Externo à Instituição - ROSEMBERG FERREIRA SENHOR - NENHUMA
Interno - 1445570 - RUI SALES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/02/2020 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02