Banca de DEFESA: ELIAS ARIEL DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAS ARIEL DE MOURA
DATA: 17/03/2020
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

SISTEMA DE CONDUÇÃO E MÉTODOS DE MANEJO NA CULTURA DA FIGUEIRA EM CONDIÇÕES SEMIÁRIDAS.

Déficit hídrico, diversificação, evapotranspiração da cultura, fontes orgânicas, qualidade organoléptica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A figueira vem obtendo elevados rendimento econômico devido os seus constituintes nutricionais, biocompostos e qualidade organoléptica. A região semiárida possui vasto potencial agrícola, por conta das condições climáticas favoráveis, tornando-se possível realizar cultivos diversificados. Devido à grande adaptabilidade da figueira em condições adversas, o semiárido torna-se uma excelente oportunidade produtiva, necessitando, entretanto, de tecnologias que explorem o potencial da cultura nas condições atípicas. Desse modo, o presente estudo em virtude da busca na diversificação da produção de frutíferas nas condições semiáridas, tem o objetivo buscar tecnologias para sistema de condução e métodos de manejo para a cultura da figueira em condições semiáridas. Foram realizados 2 experimentos: O primeiro no pomar didático da UFERSA, nos anos de 2018 a 2020. Aplicou-se durante o experimento 4 lâminas de irrigação (ETc%) e 4 doses de potássio. O delineamento foi em blocos casualizados, em parcela subsubdividida com 3 blocos e 2 plantas por parcela. A parcela foi constituída da lâmina de irrigação (50, 75, 100 e 125% ETc), a subparcela das doses de potássio (0, 60, 120 e 240 g planta-1) e a subsubparcela do ciclo produtivo (18/19 e 19/20). O segundo foi realizado na Fazenda Experimental da Ufersa, Rafael Fernandes no ano de 2019. Durante o experimento aplicou-se 4 sistemas de condução em sistemas orgânicos e convencionais. O delineamento foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 5, com 3 blocos e 3 plantas por parcela. Os fatores foram os 4 sistemas de condução (2 pernadas, 3 pernadas, 4 pernada e sistema de latada) e 5 sistemas de cultivos (orgânico com fontes: cama de frango, esterco ovino, esterco bovino e composto orgânico; e convencional com fonte: mineral – NPK). As características avaliadas em ambos experimentos foram: Produção, número de frutos, comprimento e diâmetro dos frutos, massa média dos frutos, firmeza dos frutos, índice de cor dos frutos, na escala luminosidade L*, cromaticidade C* e ângulo de tonalidade °Hue, sólidos solúveis dos frutos, acidez titulavel, potencial hidrogeniônico, relação SS/AT e vitamina C dos frutos. No primeiro experimento, houve efeito significativo para as doses de potássio e lâmina para as características físicas e físicas e químicas dos frutos. O déficit hídrico ocasiona redução nas características físicas. A dose de 60 e 120 g proporcionam maiores tamanhos de frutos e firmeza com as lâminas 107,93 e 103,75% ETc. Os sólidos solúveis são maiores com o déficit hídrico. A acidez e pH são reduzidos com aumentos das lâminas hídricas, o que proporcionou maior qualidade organoléptica com relação SS/AT. A vitamina C dos frutos apresentou maiores teores nas plantas sem aplicação de K e com déficit hídrico. Para o segundo experimento, o método de cultivo utilizado influenciou significativamente a produção e as características organolépticas dos frutos. O cultivo orgânico utilizando a fonte cama de frango apresentou produção, produtividade, escala de cor L*, h° e firmeza igual ao cultivo convencional. Os sistemas de condução com 3 pernadas, 4 pernadas e latada apresentaram teores mais elevados de sólidos solúveis nos frutos. A maior massa média dos frutos foi obtida nos sistemas de condução com 2 pernadas, 3 pernadas e 4 pernadas no cultivo convencional.

Externo ao Programa - 2647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - FRANCISCO VANIES DA SILVA SÁ - UFERSA