Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAS ARIEL DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAS ARIEL DE MOURA
DATA: 29/11/2019
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

SISTEMA DE CONDUÇÃO E MÉTODOS DE MANEJO NA CULTURA DA FIGUEIRA EM CONDIÇÕES SEMIÁRIDAS

Adubação mineral, déficit hídrico, evapotranspiração da cultura, Ficus carica L., fontes orgânicas, poda de formação, qualidade ambiental, qualidade física e físico – química dos frutos, técnicas de manejo

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A necessidade na diversidade na produção agrícola fez expandir o cultivo de diversas culturas em condições ambientais atípicas a sua origem. Dessa forma, estudos referentes ao manejo agrícola das culturas nas adaptativas são de estrema importância. A cultura da figueira vem se destacando como uma cultura alternativa para diversificação da produção agrícola na região nordeste. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o sistema de condução e métodos de manejo na cultura da figueira em condições semiáridas. O experimento 1, foi conduzido no pomar experimental da Universidade Federal Rural do Semiárido, em delineamento experimental de blocos casualizados, em parcela subdividida 4 x 4, com 3 blocos. As parcelas constituíram-se das lâminas de irrigação (50%, 75%, 100% e 125% ETc) e as subparcelas as doses de potássio (0, 60, 120 e 240 g planta-1). As plantas submetidas ao déficit hídrico apresentam reduções nas características de produção dos frutos, número dos frutos e redução no tamanho dos frutos. O déficit hídrico também alterou as propriedades organolépticas dos frutos, aumentando os teores de sólidos solúveis, vitamina C e pH dos frutos. A aplicação das lâminas de irrigação acima do requerido pela cultura ocasionou diminuição no tamanho dos frutos, número de frutos verdes e frutos com menor L* e h°, apresentando cor mais próximo dos vermelhos – claros. A firmeza dos frutos foi mais alta quando utilizou-se 97,06 g planta-1 de K, ocorrendo redução da firmeza nas doses inferiores e superiores. O aumento da lâmina hídrica proporciona altas produtividades, número de frutos por plantas e diminuição no tamanho dos frutos e número de frutos verdes por planta. O déficit hídrico proporciona aumentos nas propriedades organolépticas e na vitamina C dos frutos. A dose de 97,06 g planta-1 de K proporciona a melhor firmeza dos frutos. O experimento 2, foi realizado na fazenda experimental Rafael Fernandez da Universidade Federal Rural do Semiárido, em delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4, com 3 blocos e 3 plantas por parcelas. Os fatores foram as fontes orgânica (esterco bovino, esterco ovino, cama de frango e composto orgânico) e os sistemas de condução (2 pernadas, 3 pernadas, 4 pernadas e latada). Observou-se que o método de manejo convencional apresentou produção, produtividade e número de frutos, firmeza e comprimento igual ao manejo orgânico, utilizando a fonte cama de frango. O manejo orgânico com a fonte esterco bovino apresentou a maior produção e número de frutos verdes durante o ciclo. As características químicas expressaram-se apenas nas fontes orgânicas esterco bovino, esterco ovino e composto orgânico para os sólidos solúveis e relação SS/AT. As plantas com 3 pernadas, 4 pernadas e latada apresentaram maiores teores de sólidos solúveis massa dos frutos. O cultivo orgânico utilizando a fonte cama de frango apresentou a produção, produtividade, escala de cor L*, h° e firmeza igual ao cultivo convencional. Os sistemas de condução com 3 pernadas, 4 pernadas e latada apresentaram teores elevados nos sólidos solúveis dos frutos. A maior massa média dos frutos foi obtida nos sistemas de condução com 2 pernadas, 3 pernadas e 4 pernadas no cultivo convencional.

Externo à Instituição - HOZANO DE SOUZA LEMOS NETO - UFERSA
Externo à Instituição - MARIA LUIZA GRIGIO - UFRR