Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE MARIA PAULA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANNE MARIA PAULA RIBEIRO
DATA: 30/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Fitotecnia
TÍTULO:

Artigo 01: Estimativa indireta de carotenoides totais em germoplasma de abóbora

Artigo 02: Divergência genética em germoplasma de abóbora para características de fruto


PALAVRAS-CHAVES:

Cucurbita moschata, parâmetros genéticos, acessos, variabilidade.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 01: A quantificação de carotenoides em alimentos pode ser realizada por várias técnicas, como espectrofotometria, espectrometria de massa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia a gás e colorimetria. A colorimetria é um método instrumental menos variável, rápido e mede pequenas diferenças não detectadas pela percepção do olho humano. Assim, objetivou-se verificar a possibilidade de estimativa indireta do teor de carotenoides totais, e avaliar o ganho de seleção em acessos de abóbora da coleção de germoplasma de Cucurbitáceas do CCA/DCAF/UFERSA. O experimento foi conduzido na horta experimental do Centro de Ciências Agrárias, campus da UFERSA, Mossoró–RN. O delineamento experimental foi em blocos casualizados completos, com duas repetições e três plantas por repetição. Os tratamentos consistiram de 51 acessos pertencentes a coleção de germoplasma de Cucurbitáceas do CCA/DCAF/UFERSA, e uma cultivar comercial. Após a maturação, os frutos foram colhidos e encaminhados para o laboratório de pós-colheita pertencente ao departamento de Ciências Agronômicas e Florestais. Foi selecionado um fruto por planta para avaliação de colorimetria e teor de carotenoides. A partir disso, foram determinados os componentes de variância, correlação genética e ganho de seleção. Os resultados associados aos parâmetros e ganho de seleção podem inferir que é grande a variabilidade existente nos acessos avaliados, principalmente para as variáveis de cromaticidade e carotenoides totais. A partir das correlações entre as variáveis associadas à cor e a quantificação de carotenoides totais indicam a possibilidade de seleção indireta em programa de melhoramento utilizando o colorímetro, visando selecionar genótipos com teores de carotenoides totais superiores.

Artigo 02: A cultura da abóbora possui grande variabilidade em relação aos frutos, quanto à peso, formato, textura, tamanho, sabor e características nutricionais. A diversidade entre acessos ocorre pela participação dos agricultores, principalmente da agricultura familiar, cultivando variedades tradicionais a partir da seleção praticada ao longo das gerações. Com isso, o objetivo do trabalho foi avaliar a diversidade entre acessos pertencentes a coleção de germoplasma de Cucurbitáceas do CCA/DCAF/UFERSA. O experimento foi conduzido na horta experimental do Centro de Ciências Agrárias, campus da UFERSA, Mossoró–RN. O delineamento experimental foi em blocos casualizados completos, com duas repetições e três plantas por repetição. Os tratamentos consistiram de 51 acessos pertencentes a coleção de germoplasma de Cucurbitáceas do CCA/DCAF/UFERSA, e uma cultivar comercial. Após a maturação, os frutos foram colhidos e encaminhados para o laboratório de pós-colheita pertencente ao departamento de Ciências Agronômicas e Florestais. Foi selecionado um fruto por planta para avaliação descritores de frutos. A partir disso, foram determinados os componentes de variância, agrupamento pelo método UPGMA para as variáveis quantitativas e qualitativas e a contribuição relativa dos caracteres. Os acessos pertencentes a coleção de germoplasma de Cucurbitáceas do CCA/DCAF/UFERSA, apresentam variabilidade genética para os caracteres estudados, podendo ser promissores em futuros trabalhos de melhoramento. O método UPGMA permitiu a discriminação de acessos em grupos, tendo em conta as análise de variáveis qualitativas e quantitativas. A formação dos grupos através das variáveis quantitativas teve maior contribuição do comprimento de fruto e firmeza de polpa, para junção dos acessos no mesmo grupo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE KELLY QUEIROZ DO NASCIMENTO - NENHUMA
Presidente - 1670421 - AURELIO PAES BARROS JUNIOR
Externo à Instituição - ISLAN DIEGO ESPINDULA DE CARVALHO - UFPE
Externo ao Programa - 1652583 - LINDOMAR MARIA DA SILVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/08/2019 17:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02