Banca de DEFESA: LUANA MENDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUANA MENDES DE OLIVEIRA
DATA: 06/08/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Fitotecnia

PRODUÇÃO DE MUDAS DE PITAIA VERMELHA (Hylocereus costaricensis) SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE E FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA

Cactáceas; produção de mudas; estresse salino.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A pitaia vermelha está entre as promissoras frutíferas com elevado potencial de cultivo devido as qualidades organolépticas e funcionais de seus frutos. Entretanto, alguns fatores como a salinidade podem prejudicar o crescimento da muda, afetando seus rendimentos produtivos da cultura. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de fontes de matéria orgânica como atenuante do estresse salino na produção de mudas de pitaia vermelha (Hylocereus costaricensis). O experimento foi conduzido no setor de produção de muda da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os tratamentos foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 4 x 5, totalizando vinte tratamentos e quatro repetições, sendo duas plantas por unidade experimental. Os tratamentos foram cinco fontes de matéria orgânica (húmus, esterco ovino, biofertilizante, composto orgânico e arisco + solo), nas seguintes proporções 1:1:1 e quatro níveis salinidade (2,6 dSm-1, 4,6 dSm-1, 6,6 dSm-1 e o tratamento testemunha 0,6 dSm-1. Foram avaliadas no final do experimento características morfológicas, bioquímicas e características químicas dos substratos. Os dados foram submetidos a análise de variância pelo teste F (p).

Externo à Instituição - EDUARDO CASTRO PEREIRA - IFRN
Externo à Instituição - HOZANO DE SOUZA LEMOS NETO - UFERSA