Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO EDIVINO LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO EDIVINO LOPES DA SILVA
DATA: 26/06/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Prédio da Pós-graduação em Fitotecnia
TÍTULO:

Título 1 - Instar preferencial e competição entre Opius scabriventris e Neochrysocharis formosa, parasitoides da mosca minadora.

Título 2 - Parasitismo de Neochrysocharis formosa em diferentes densidades larvais de Liriomyza sativae e cultivares de meloeiro em casa de vegetação.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave 1 - Cucumis melo, Liriomyza sativae, Parasitismo.

Palavras-chave 2 - Cucumis melo, Mosca minadora, Controle biológico, Eficiência de Parasitismo.


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

RESUMO 1 - A mosca minadora Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) é uma das principais pragas do meloeiro (Cucumis melo L) e o controle biológico através do uso de parasitoides consiste em uma alternativa promissora no controle dessa praga. Dentre os principais inimigos naturais da mosca minadora encontram-se os parasitoides Opius scabriventris (Hymenoptera: Braconidae) e Neochrysocharis formosa (Hymenoptera: Eulophidae). A falta de informações sobre aspectos relacionados com o instar preferencial desses parasitoides podem afetar o sucesso do controle biológico em campo. Além disso, como esses dois parasitoides explorem um hospedeiro comum simultaneamente, pode ocorrer entre eles interações competitivas. Portanto, neste estudo, foi avaliado o instar preferencial e a competição entre esses dois parasitoides. Nos experimentos de instar preferencial, foi avaliado o índice de parasitismo em todos os instares larvais da mosca minadora em condições de laboratório e campo. Nos experimentos de competição em laboratório, plantas infestadas com larvas de mosca minadora entre o segundo e terceiro instar foram expostas aos parasitoides O. scabriventris e N. formosa em ensaios de liberação isolada e sequencial. Em campo, mudas de meloeiro infestadas com larvas de mosca minadora previamente parasitadas por O. scabriventris foram expostas as condições naturais de parasitismo de N. formosa por 24h, em duas épocas da safra 2017-2018. O parasitoide O. scabriventris preferiu larvas de segundo instar, enquanto que N. formosa larvas de terceiro instar. Verificou-se nos ensaios de competição em laboratório que o parasitoide N. formosa afetou o parasitismo de O. scabriventris. Em campo, em altas quantidades do parasitoide N. formosa, o parasitismo de O. scabriventris foi afetado.

RESUMO 2 - O parasitoide Neochrysocharis formosa (Hymenoptera: Eulophidae) é um dos principais inimigos naturais da mosca minadora Liriomyza sativae (Diptera: Agromyzidae) presente nas principais áreas de produção de melão (Cucumis melo L.) do Brasil. No entanto, não há informações sobre a eficiência de parasitismo em condições naturais, principalmente sobre o hospedeiro a ser utilizado e o número de parasitoides a serem liberados. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de parasitismo de N. formosa em três cultivares de meloeiro e estimar o número de parasitoides a serem liberados em casa de vegetação, visando o uso deste parasitoide no controle biológico da mosca minadora. Três proporções de N. formosa (1 parasitoide para cada 2, 5 e 10 larvas da mosca minadora) e três cultivares de meloeiro (Goldex, Grand Prix e Caribbean Gold) foram testadas em casa de vegetação em experimentos conduzidos entre os anos de 2017-2018, em comparação com um tratamento inseticida Delegate (140 g/500 L água) + Break Thru (0,03% v/v) e Testemunha (Água), em cada uma das três cultivares. Os resultados demostram que na proporção de 1 parasitoide para cada duas larvas da mosca minadora, a eficiência de parasitismo foi semelhante ao controle químico. Verificou-se também que não houve efeito das cultivares avaliadas no parasitismo de N. formosa. Os resultados obtidos no presente estudo demostram uma eficiência relevante de N. formosa em manter os níveis de dano de L. sativae sob um nível aceitável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1366262 - ADRIAN JOSE MOLINA RUGAMA
Externo à Instituição - ELANIA CLEMENTINO FERNANDES - NENHUMA
Presidente - 1509560 - ELTON LUCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 24/06/2019 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03