Banca de QUALIFICAÇÃO: TRÍCIA REGINA FERNANDES DA COSTA SALDANHA GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TRÍCIA REGINA FERNANDES DA COSTA SALDANHA GUIMARÃES
DATA: 28/05/2019
LOCAL: sala 03 Central de Aulas Set

Adubação fosfatada na melancia triploide cultivada em solos típicos de áreas irrigadas no semiárido brasileiro.

Citrullus lanatus, fosfato, produtividade, Cambissolo, fertirrigação, fósforo, Argissolo.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

ARTIGO 1: PRODUÇÃO E QUALIDADE DA MELANCIA TRIPLÓIDE ‘STYLE’ SUBMETIDA AO MANEJO DE ADUBOS FOSFATADOS EM SOLO CALCÁRIO

RESUMO: O cultivo de melancias triploides tem aumentado devido a uma forte tendência do mercado mundial pelo consumo de melancias menores e sem sementes. Possibilitar o manejo adequado para a otimização da produção desse segmento de melancia, visto que são menos produtivas e em geral tem menos vigor do que as melancias diploides. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de fosfato e o manejo da adubação fosfatada no cultivo de melancia no semiárido. O experimento foi realizado sob o delineamento experimental de blocos ao acaso, no esquema fatorial, com quatro repetições, utilizando a cultivar Style (triploide) e como polinizadora a melancia Magnum (diploide) em um solo caracterizado como Cambissolo de textura média. Os tratamentos de adubação, corresponderam a quatro doses de P para proporcionar elevação de sua disponibilidade no solo em 10, 22, 36 e 52 ppm (76, 168, 275 e 397 kg de P2O5 ha-1, respectivamente) em fundação na forma de superfosfato triplo e em fundação mais cobertura, sendo que a quantia em cobertura foi constante (50 kg P2O5 ha-1, na forma de MAP) e aplicada através de fertirrigação. Foram aplicados ainda dois tratamentos adicionais (sem aplicação de P e aplicando somente em cobertura por fertirrigação), totalizando dessa forma 10 tratamentos (2 x 10). Foram avaliados características de produção como produtividade total (PT), produtividade comercial (PC), número de frutos totais (NFT), número de frutos comerciais (NFC), massa média total (MMT); massa média comercial (MMC) e Concentração de P na planta; características de qualidade como Sólidos solúveis (SS) e Firmeza (FIRM). Avaliou-se ainda a eficiência da adubação através da máxima eficiência econômica (MEE). Para a adubação fosfatada em fundação, o comportamento da PT, PC, NFC e MMT foi semelhante, onde após as doses máximas de 320, 297, 290 e 244 kg.ha-1 de P2O5, respectivamente, ocorreram decréscimos. Já para a adubação fosfatada aplicada em fundação + fertirrigação, a PT, NFT e a MMC não responderam as doses de fosfato, mas para PC, NFC e MMT tiverem comportamento linear crescente atingindo o ponto máximo na dose de 397 kg.ha-1 de P2O5. Para qualidade, o SS teve efeito significativo nas duas formas de qaplicação, enquanto que para a FIRM somente na adubação de fundação, o comportamento das médias obtidas não difereriram muito entre si. Evidenciando que doses elevadas de P, ou além do requerido pela planta, favorecem perda de produtividade e qualidade dos frutos de melancia Style.

ARTIGO 2: DOSES E FORMAS DE ADUBAÇÃO FOSFATADA SOBRE A PRODUÇÃO DA MELANCIA TRIPLOIDE ‘STYLE’ EM SOLO ARENOSO

RESUMO: Para otimizar a produção de melancias triploides é necessário adequar o seu manejo de adubação, especialmente em solos de textura arenosa. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de fosfato e o manejo da adubação fosfatada no cultivo de melancia em solo de textura arenosa. O experimento foi realizado sob o delineamento experimental de blocos ao acaso, com os fatores estudados aninhados, com quatro repetições, num Argissolo de textura franco arenosa. Os tratamentos de adubação corresponderam a combinação de quatro doses de fósforo (34, 80, 137 e 206 kg de P2O5 ha-1) e duas formas de aplicação (somente em fundação e parte em fundação e parte em fertirrigação) e um tratamento adicional (sem a aplicação de fosforo), totalizando 9 tratamentos (2 x 4 + 1). Utilizou-se o superfosfato triplo para as adubações em fundação e o fosfato monoamônico (MAP) para as aplicações em fertirrigação (34 kg ha-1 de P2O5). Foram avaliados características de produção como produtividade total (PT), produtividade comercial (PC), número de frutos totais (NFT), número de frutos comerciais (NFC), massa média total (MMT) e massa média comercial (MMC); a concentração de P na planta e a eficiência de uso dos fertilizantes através da máxima eficiência econômica (MEE). Para a aplicação em fundação, os resultados de PT, PC, NFT, NFC, MMT e MMC e concentração de P obtiveram incrementos a medida que as doses de fósforo aumentaram, encontrando doses máximas próximas a maior dose testada (206 kg há-1 de P2O5). Já na forma de aplicação fundação + fertirrigação, as mesmas características de produção obtiveram comportamento oposto ao observado em fundação, onde foram afetadas negativamente pelo incremento da dose. Os pontos de máximo de todas as características ocorreram dose de apenas 34 kg há-1 de P2O5. A melhor dose de MEE na adubação em fundação foi de 206 kg há-1 de P2O5 enquanto que na adubação fundação + fertirrigação, a melhor dose de máxima eficiência para a melancia Style foi a de 34 kg há-1 de P2O5.

Presidente - 273.486.364-20 - JOSE FRANCISMAR DE MEDEIROS - UFERSA
Interno - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO