Banca de DEFESA: JOSIMAR NOGUEORA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIMAR NOGUEORA DA SILVA
DATA: 20/02/2019
LOCAL: Prédio da Fitotecnia

VIABILIDADE AGROECONôMICA EM ASSOCIAçõES DE CENOURA E CAUPI-HORTALIçA EM AMBIENTE SEMIáRIDO

Daucus carota L. Vigna unguiculata. Merremia aegyptia. Associação de culturas. Eficiência agroeconômica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O sistema de cultivo consorciado é uma aternativa de cultivo, que quando aliado a escolha da quantidade certa de adubo verde e a escolha eficaz do melhor arranjo espacial, consiste em uma aternativa de grande importância para promover um maior equilíbrio do ecossistema. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho avaliar viabilidade agroeconômica em associações de cenoura e caupi-hortaliça em ambiente semiárido em função de quantidades de biomassa de jitirana incorporada ao solo e de arranjos espaciais em duas épocas de cultivo, nas condições de Mossoró-RN. Dois experimentos foram conduzidos em condições de campo na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, no período de julho a outubro de 2017 e 2018. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 3, com quatro repetições. O primeiro fator foi constituído pelas quantidades de jitirana (20; 35; 50 e 65 t ha-1 em base seca) e o segundo fator pelos arranjos espaciais (2:2; 3:3 e 4:4), correspondendo às fileiras de cenoura aternadas com as fileiras de caupi-hortaliça. Foram avaliados na cultura da cenoura: massa seca da parte aérea e raízes, produtividade total e comercial e produtividade classificada de raízes (longa, média, curta e refugo). No caupi-hortaliça avaliou-se: número de grãos verdes por vagem, peso de 100 grãos verdes, produtividade e massa seca de grãos verdes. Os índices bio-agroeconômicos avaliados no sistema consorciado foram: coeficiente equivalente de terra, relação monetária equivalente, índice de uso eficiente da terra, relação de área equivalente no tempo, escore da variável canônica, renda bruta, renda liquida, taxa de retorno, índice de lucratividade, perda de rendimento real, vantagem do consórcio. A otimização agronômica da cenoura e do caupi-hortaliça em consórcio foi alcançada com as quantidades de 32,69 e 50,17 t ha-¹ de biomassa de jitirana incorporada ao solo, respectivamente. O arranjo espacial 2:2 proporcionou maior eficiência agroeconômica no consórcio e melhor desempenho produtivo do caupi-hortaliça. A maior viabilidade bio-agroeconômica do consórcio de cenoura e caupi-hortaliça foi obtida nas quantidades de 47,82 e 36,60 t ha-¹, de jitirana incorporada ao solo. A 2ª época de cultivo e o arranjo espacial 2:2 proporcionaram maior viabilidade agroeconômica da associação de cenoura e caupi-hortaliça.

Externo ao Programa - 1647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Presidente - 396319 - FRANCISCO BEZERRA NETO