Banca de QUALIFICAÇÃO: TONI HALAN DA SILVA IRINEU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TONI HALAN DA SILVA IRINEU
DATA: 18/02/2019
LOCAL: Prédio da Fitotecnia

Artigo 1: AVALIAçãO DA ADUBAçãO ORGâNICO E CONVENCIONAL NO CULTIVO DO ABACAXIZEIRO ‘PéROLA’ EM CONDIçõES SEMIáRIDAS;

Artigo 2: PARCELAMENTO DE NITROGêNIO, FóSFORO E POTáSSIO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE FRUTOS DE ABACAXIZEIRO CV. ‘PéROLA’

Palavras chave1: Abacaxi, Ananas comosus (L.) Merril, fruticultura, adubos orgânicos, produtividade, pós-colheita;

Palavras chave 2: Abacaxi, Ananas comosus (L.) Merril, fruticultura, NPK, pós-colheita, fracionamento.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Resumo 1: A cultura do abacaxizeiro constitui-se numa das mais importantes frutíferas cultivadas, ocupando o terceiro lugar no rank das frutíferas tropicais mais cultivada no mundo, elevando o Brasil à segundo maior produtor de abacaxi do mundo, sendo que maior parte dos frutos é comercializada no mercado interno, na forma de fruta in natura. Entretanto, são raros os estudos sobre o cultivo dessa frutífera utilizando adubação orgânica, principalmente quando relacionadas as regiões semiáridas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar crescimento, produção e qualidade físico-químico de frutos de abacaxizeiro cultivado em sistema orgânico e convencional em condições semiáridas. O experimento foi conduzido no pomar didático da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Campus Mossoró-RN, lado Leste. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. Onde foram estudados uma adubação química com NPK e três fontes orgânicas (esterco bovino, esterco caprino e cama de frango) e a testemunha (que não recebera adubação). Aos 540 dias após o plantio foi avaliado as seguintes de crescimento da planta, qualidade físico-químico dos frutos e produtividade da cultura. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A adubação com cama de ave promove melhores resultados em crescimento nas plantas, nas características físicas e químicas dos frutos, assim como também na produtividade do abacaxizeiro ‘Pérola’. Adubação mineral propiciou maiores valores de firmeza da base dos frutos e peso do cilindro central), já para melhor ratio é recomendado adubação esterco caprino.

Resumo 2: Abacaxicultura representa como segmento frutícola de maior importância, sendo a terceira frutífera tropical mais produzida no mundo, sendo a região nordeste responsável por grande parte da produção brasileira de frutos de abacaxi, entretanto, demonstra algumas limitações como solos com baixa fertilidade natural, por sua vez, o abacaxizeiro é relativamente exigente aos aspectos nutricional, tornando a prática de adubação quase que obrigatória para fins comerciais. Com isso o presente trabalho teve como objetivo avaliar Parcelamento de nitrogênio, fósforo e potássio na produtividade e qualidade de frutos de abacaxizeiro cv. ‘Pérola’ em condições semiáridas. O experimento foi conduzido no pomar didático da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Campus Mossoró-RN, lado Leste. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com seis tratamentos quatro repetições, totalizando 24 parcelas experimentais. Os tratamentos constituirão do tratamento T1 (testemunha) corresponde as recomendações para adubação de abacaxizeiro irrigado nas regiões semiáridas do nordeste brasileiro, e os demais tratamento consistirão em variações do proposto pelo autor, sendo utilizado neste experimento a cultivar “Pérola”. Aos 540 dias após o plantio foi avaliado os seguintes atributos qualidade físico-químico dos frutos e produtividade da cultura. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey e a significância de contrastes entre médias, foi estimada com o teste t para contrastes, ambos ao nível de 5% de probabilidade. O parcelamento T5 (50 % de fósforo no plantio e os outros 50% aos 150 dias após o plantio) veio a inferiu melhores resultados de qualidade organolética e produtividade de frutos, sendo mais recomendado para o cultivo do abacaxizeiro ‘Pérola’ em condições semiáridas.

Externo à Instituição - JOSE ROBSON DA SILVA - EMPARN
Externo à Instituição - JOSÉ MARIA DA COSTA - NENHUMA