Banca de QUALIFICAÇÃO: JANETE RODRIGUES MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANETE RODRIGUES MATIAS
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Universidade do Estado da Bahia Campus Juazeiro-Bahia

VULNERABILIDADE DE SEMENTES DE CENOSTIGMA PYRAMIDALE (TUL.) À ESTRESSES ABIÓTICOS.

Fabaceae, estresse salino, deficiência hídrica, estresse térmico, Caatinga; Enzimas antioxidantes, Salinidade, temperatura, restrição hídrica, catingueira.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Resumo 1
A germinação de sementes pode ser influenciada por fatores como temperatura, salinidade e disponibilidade hídrica. Espécies endêmicas de regiões áridas e semiáridas nem sempre encontram limitações para o desenvolvimento. Assim, entender os mecanismos fisiológicos e bioquímicos, utilizados pelas plantas sob condições adversas é de extrema importância, por permitir a utilização de espécies com vantagens ecológicas sobre outras que são sensíveis. Objetivou-se avaliar a germinação, vigor e o metabolismo de dois acessos de Cenostigma pyramidale, sob condições de salinidade e restrição hídrica em diferentes temperaturas. Para simular os estresses, utilizou-se soluções de cloreto de sódio e polietilenoglicol com potenciais osmóticos de -0,1 a -0,6 MPa. Em água destilada, o delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 acessos x 4 temperaturas. Nos tratamentos com estresses, utilizou-se fatorial triplo com 4 temperaturas x 4 potenciais osmóticos x 2 acessos. Para cada tratamento utilizou-se 100 sementes, divididas em quatro repetições. Avaliou-se o índice de velocidade de germinação, número de plântulas normais, comprimento e massa seca das raízes e partes aéreas. Foi determinado o teor de proteínas totais, aminoácidos livres e açúcar solúveis totais. A germinação de sementes e o estabelecimento de plântulas de C. pyramidale foi elevada sob temperaturas de 25, 30 e 20/40 °C. O aumento da temperatura, de 30 para 35 °C, ocasionou redução no vigor das plântulas. A temperatura influenciou na tolerância a salinidade de C. pyramidale, a espécie ajustando-se osmoticamente para se estabelecer sob essa condição. A determinação dos açúcares solúveis totais, proteínas totais e aminoácidos em C. pyramidale podem ser utilizados como indicadores de tolerância desta espécie aos estresses abióticos estudados.

RESUMO 2

No ambiente as plantas estão expostas a combinação de diferentes estresses abióticos, a maneira como acessos de uma mesma espécie responde, possivelmente será distinta. O acúmulo de espécie reativas de oxigênio poderá sinalizar ou proteger da adversidade do meio. Objetivou-se avaliar a germinação e atividade de enzimas antioxidantes em dois acessos de Cenestigma pyramidale sob restrição hídrica e salinidade, em diferentes temperaturas. Utilizou-se um acesso de sementes de C. pyramidale, da Bahia, M16 e do Rio Grande do Norte, RN16. A germinação foi avaliada nas temperaturas de 25, 30, 35 e 20/40 °C, adotando o critério de germinação a protrusão radicular, por 14 dias, sendo retiradas aquelas que emitiam radícula. Para a atividade das enzimas antioxidantes, catalase, peroxidase e superóxido dismutase, simulou-se salinidade nos potencias osmóticos de -0,1 e -0,4 MPa, e restrição hídrica, potencias osmóticos de -0,1 e -0,3 MPa sob temperaturas de 30 e 35 °C. Foi coletando eixos embrionários com 2 e 4 mm e seus respectivos cotilédones. A espécies apresentou germinação elevada nas temperaturas testadas, o acesso RN 16, sob 35 °C com germinação inferior ao M16, essa não sendo a temperatura ideal para a germinação da espécie. A temperatura influenciou na resposta aos estresses. Entre os acessos há diferença nas respostas e na atividade das enzimas antioxidativas, com isso reforça a importância de avaliar procedências de sementes diferentes.

Externo à Instituição - BÁRBARA FRANÇA DANTAS - EMBRAPA
Externo à Instituição - DANIELA CRISTINE MASCIA VIEIRA - UNIVASF