Banca de DEFESA: MAYKY FRANCLEY PEREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYKY FRANCLEY PEREIRA DE LIMA
DATA: 19/02/2019
LOCAL: Sala 22 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

ALHO NOBRE CONVENCIONAL E LIVRE DE VÍRUS EM FUNÇÃO DO TAMANHO DO BULBILHO E ESPAÇAMENTO ENTRE PLANTAS EM REGIÃO SERRANA DO RN

Allium sativum L. Rentabilidade. Densidade de plantio. Índice industrial. Pungência.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

No Brasil, o alho é uma hortaliça de elevada importância econômica e social, devido à área plantada e à grande necessidade de mão-de-obra. No entanto, apesar da produtividade brasileira ter aumentado nos últimos anos, ainda há uma dependência do alho importado para atender a demanda interna. Dessa forma, com o intuito de mudar esse panorama, práticas de manejo como a manipulação do arranjo espacial de plantas, através de alterações de espaçamentos entre plantas, bem como o uso de alho-semente livre de vírus e associado ao uso de diferentes tamanhos de bulbilho-semente, torna-se uma alternativa promissora para garantir níveis mais elevados de produtividade e qualidade do alho. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar características de produção, qualidade e rentabilidade de alho convencional e livre de vírus em função do tamanho de bulbilho-semente e espaçamento entre plantas. Dois experimentos foram conduzidos simultaneamente, utilizando alho livre de vírus e convencional, em Portalegre-RN. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram dispostos em parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas pelo tamanho dos bulbilhos: grande e pequenos. As subparcelas foram compostas por quatro espaçamentos entre plantas: 7,5; 10,0; 12,5 e 15,0 cm. Os dados dos experimentos foram submetidos às análises de variância conjunta. Foram avaliados: emergência, estande final, número de folhas, altura de plantas, ciclo cultural, percentagem de superbrotamento, massa média de bulbos, produtividade total e comercial, classificação dos bulbos, número de bulbilhos por bulbos, classificação dos bulbilhos, custo operacional, receita bruta e receita líquida, diâmetro de bulbo, sólidos solúveis, açúcares solúveis totais, acidez titulável, relação SS/AT, pungência, sólidos totais e índice industrial. O uso de alho-semente livre de vírus e bulbilho grande proporcionaram maior crescimento vegetativo, produtividade e retorno econômico. A combinação entre o alho-semente livre de vírus, bulbilho de tamanho grande e espaçamento de 12,5 cm entre plantas resultou em maior produtividade comercial (11,1 t ha-1) e receita líquida (R$ 85.151,00 ha-1). Para o alho convencional, sugere-se a utilização de bulbilhos grandes com espaçamento de 7,5 cm entre plantas (R$ 25.815,00 ha-1). Para os atributos de qualidade, o alho livre de vírus, bem como os espaçamentos entre 12,5 e 15,0 cm promoveram maior diâmetro de bulbos, acidez titulável, pungência e índice industrial, possibilitando a produção de bulbos com melhor qualidade e com boas perspectivas para a industrialização.

Externo ao Programa - 1647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - FRANCISCO VILELA RESENDE - EMBRAPA