Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER CÉSAR DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAGNER CÉSAR DE FARIAS
DATA: 30/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Prédio de Fitotecnia, sala 4
TÍTULO:

Artigo 1: FENOLOGIA DA VIDEIRA ISABEL PRECOCE SUBMETIDA A EXTRATO DE ALHO UTILIZADO NA QUEBRA DA DORMÊNCIA DAS GEMAS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR.

Artigo 2: PRODUÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE UVA ISABEL PRECOCE SUBMETIDA AO EXTRATO DE ALHO UTILIZADO NA QUEBRA DA DORMÊNCIA DAS GEMAS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Artigo 1: Fruticultura, Estágios fenológicos, Allium sativum L.

Artigo 2: Fruticultura. Produtividade Vitis vinífera L.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 1: Com a finalidade de quebrar a dormência de gemas em plantas, alguns estudos mostram a eficiência de outros métodos com menor impacto ambiental para este fim. Produtos à base de alho podem ser utilizados para superar a dormência de gemas frutíferas. O objetivo do trabalho foi de avaliar as caracteristicas fenologicas da videira Isabel Precoce submetida a diferentes doses de extrato de alho para superação da dormência das gemas no semiárido potiguar. O experimento foi realizado no parreiral localizado na Fazenda Experimental Rafael Fernandes – UFERSA. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com cinco tratamentos e cinco repetições com dois ciclos de produção, com o primeiro e segundo ciclos com podas realizadas em 23 de março de 2017 e 13 de junho de 2018, respectivamente. Nos tratamentos foram utilizados a cianamida hidrogenada - (Dormex®) e o extrato de alho, sendo esses aplicados com o auxilio de rolo de pintura (5cm), sendo: Testemunha: Dormex® (5%) ; D1: Extrato de alho (25%); D2: Extrato de alho (50%); D3: Extrato de alho (75%) e D4: Extrato de alho (100%). A partir da realização da poda até a colheita dos frutos, foram avaliados os dados fenológicos como também o número de brotos emitidos por ramo podado aos 15 dias. Conclui-se que a utilização da cianamida hidrogenada proporcionou maior ação tanto na antecipação da brotação como na quebra da dormência das gemas. O uso do extrato de alho se mostrou eficaz na superação de dormência de videira cv. Isabel Precoce na região semiárida.

Artigo 2: O objetivo do estudo foi caracterizar produção e qualidade de frutos da videira Isabel Precoce, submetida a extrato de alho para quebra da dormência das gemas. Os tratamentos utilizados foram a cianamida hidrogenada - (Dormex®) e o extrato de alho, sendo esses aplicados com o auxilio de rolo de pintura (5cm). O experimento foi realizado em dois ciclos de produção, com o primeiro e segundo ciclos com podas realizadas em 23 de março de 2017 e 13 de junho de 2018. Para as caracterização produtiva e avaliação qualitativa nos 2 ciclos de produção, foram coletados, no momento da colheita, cinco cachos por planta. As características físicas avaliadas foram: Número de cacho (NC), Peso do cacho (PC); Comprimento do cacho (CC); Diâmetro do cacho (DC); Número de bagas (NB); Peso de 10 bagas (PB); Comprimento da baga (CB), Diâmetro da baga (DB). No que tange as variáveis físico-químicas, observou-se: firmeza, Sólidos Solúveis (°Brix), Acidez Titulável (AT % Ácido Tartárico) e a relação SS/AT. Os dados foram submetidos às análises de variância. As médias dos tratamentos comparadas pelo teste de tukey ao nível de 5% de probabilidade. As análises estatísticas foram realizadas pelo programa computacional Sisvar. O extrato de alho se mostrou totalmente viável para os atributos produtivos para cultura da videira Isabel Precoce. As características qualitativas dos frutos da cv. Isabel Precoce obtiveram bons resultados, mantendo-se dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pelo mercado, exceto para relação SS/AT, que obtiveram valores abaixo do padrão estabelecido no mercado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ MARIA DA COSTA - NENHUMA
Externo ao Programa - 2358462 - LUCIANA FREITAS DE MEDEIROS
Presidente - 1547955 - VANDER MENDONCA
Notícia cadastrada em: 29/01/2019 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03