Banca de QUALIFICAÇÃO: OTACIANA MARIA DOS PRAZERES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTACIANA MARIA DOS PRAZERES DA SILVA
DATA: 21/01/2019
LOCAL: Sala 22 da PROPPG

Artigo I: Análise do crescimento de alho nobre cultivado com doses de fósforo em região de altitude do Rio Grande do Norte. Artigo II: Produção de alho nobre sob doses de fósforo em região de altitude do Rio Grande do Norte.

Artigo I: Allium sativum, índices fisiológicos, adubação fosfatada. Artigo II: Allium sativum L., Adubação fosfatada, produtividade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Artigo I:
Resumo: A adubação é uma das práticas de cultivo que mais influenciam o crescimento e desenvolvimento da cultura do alho, promovendo incrementos na produtividade, no entanto, também sofre grande influencia das condições edafoclimáticas do local. Em regiões tropicais, o fósforo é o nutriente que mais limita a produção, sendo usado em altas doses pelos produtores. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de doses de fósforo sobre o crescimento de alho nobre produzido em região de altitude no Rio Grande do Norte. Os tratamentos foram dispostos em parcelas subdivididas. As parcelas foram compostas pelas doses de fósforo aplicadas em fundação: 0, 60, 120, 180 e 240 Kg ha-1. E as subparcelas, formadas pelas épocas de amostragem de plantas (30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90 dias após o plantio - DAP). Foram determinadas: área foliar, matéria seca da parte aérea, matéria seca do bulbo e total, razão bulbar, razão de área foliar, taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo e taxa assimilatória líquida. A máxima área foliar foi obtida com a dose de 180 Kg ha-1 de fósforo; as maiores taxas de crescimento relativo e taxa assimilatória líquida foram obtidas aos 40 dias após o plantio; o maior acúmulo de matéria seca do bulbo e total, e taxa de crescimento absoluto ocorreram ao final do ciclo.
Artigo II
Resumo: Para elevar o rendimento da cultura do alho, é importante que sejam realizados estudos sobre a nutrição mineral em áreas que se mostram propícias para o cultivo dessa hortaliça. No entanto, deve-se levar em consideração as características dos solos tropicais que, entre outras, tem a capacidade de reter o fósforo, o que dificulta a absorção desse nutriente pelas plantas, e tem levado à aplicação de elevadas doses nos cultivos comerciais. Deste modo, objetivou-se avaliar o efeito de doses de fósforo sobre a produtividade do alho nobre vernalizado cultivado em região serrana no semiárido. O delineamento experimental foi em blocos casualizados completos com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas doses de fósforo aplicado em fundação: 0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1. Foram avaliadas: altura de plantas, número de folhas; ciclo, estande final; massa média de bulbos; percentagem de superbrotamento de plantas; produtividade total, comercial e não comercial de bulbos; número de bulbilhos por bulbo; classificação dos bulbos e bulbilhos, e a dose de máxima eficiência econômica. A emergência e altura de plantas, estande final, bulbos não comerciais e número de bulbilhos por bulbo não foram influenciados pelas doses de fósforo. As maiores médias de massa média de bulbos e produtividade total de bulbos foram alcançados nas doses de 176 e 182 Kg ha-1 de P, respectivamente. A dose de máxima eficiência econômica foi de 165 Kg ha-1 de P, que promoveu maior produtividade de bulbos comerciais (6,69 t ha-1).

Externo à Instituição - JOSE ROBSON DA SILVA - EMPARN
Presidente - 396322 - MARIA ZULEIDE DE NEGREIROS