Banca de DEFESA: ALEX DANILO MONTE DE ANDRADE

DISCENTE: ALEX DANILO MONTE DE ANDRADE
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Prédio da Pós-graduação em Fitotecnia

FENOLOGIA, PRODUÇÃO E QUALIDADE DOS FRUTOS DE DIFERENTES ACESSOS DE PITANGUEIRA (Eugenia uniflora L.) NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO SEMIÁRIDO

Variabilidade genética, comportamento fenológico, desempenho produtivo, qualidade dos frutos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A pitangueiras Eugenia uniflora L possui diversos acessos e genótipos com elevado potencial produtivo e com boas características agronômicas. O cultivo da pitangueira no Nordeste vem crescendo rapidamente devido à utilização do seu fruto pelas indústrias de polpas e sucos, no entanto, a maioria dos pomares são constituídos por plantas oriundas de propagação sexuada, possuindo elevado grau de variabilidade genética. Dessa forma, necessita-se realizar estudos de caracterização dos acessos que proporcione o melhor desempenho agronômico nas condições climáticas da região semiárida. Neste sentido, objetivou-se estudar o comportamento fenológico, produtivo e a qualidade dos frutos de diferentes acessos de pitangueira (Eugenia uniflora L.) nas condições climáticas do semiárido. O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Rafael Fernandes. Os materiais avaliados constam da coleção de 48 acessos plantados há aproximadamente 8 anos, provenientes do banco de germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, Campos dos Goytacazes, RJ. Durante o período experimental avaliou-se: a fenologia dos acessos, a produção e qualidade dos frutos. As observações fenológicas foram realizadas em intervalos de um dia, em todas os acessos. A produção foi realizada através da pesagem dos frutos, estimados em kg planta-1, e posteriormente, em Ton ha-1, para estimar a produtividade. Para as análises da qualidade dos frutos, foram coletados, aleatoriamente, 20 frutos de cada planta para a determinação dos atributos físicos e físico-químicos. Os dados de cada acesso foram apresentados de forma descritiva. As mesmas foram realizadas com o auxílio do programa computacional Sistema para Análise de Variância - SISVAR. Os acessos mostraram variabilidade em relação às características físicas e químicas do fruto. Os acessos A1, A2, A3, A10, A18, A19, A20, A25, A26, A27, A28, A31, A33 e A37 foram os mais precoces nas condições climáticas do semiárido, produzindo com 39 dias após a poda de produção. Os acessos A13, A1, A39 e A32 foram os que apresentaram a maior produção e produtividade no primeiro e no segundo ciclo produtivo (2017 / 2018). Os frutos dos acessos A8, A9, A11, A12, A13, A18, A25, A26, A43 e A44 foram os que reuniram as melhores características de produção e de qualidade do fruto.

Externo à Instituição - EDUARDO CASTRO PEREIRA - NENHUMA
Externo à Instituição - LUCIANA FREITAS DE MEDEIROS - UFERSA