Banca de DEFESA: ENIELSON BEZERRA SOARES

DISCENTE: ENIELSON BEZERRA SOARES
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia - Auditório

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE GIRASSOL EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA EM DUAS SAFRAS AGRÍCOLAS

Helianthus annuus L. Oleaginosa. Época de cultivo. Nutrição.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O girassol é uma oleaginosa de grande importância mundial, sendo explorada em áreas onde a seca e a salinidade ocorrem com freqüência. É uma planta cujos atributos a potencializa para enorme aproveitamento econômico, destacando-se a produção do óleo, amplamente utilizado na alimentação humana, dentre outras finalidades, e mais recentemente elevado à condição de biocombustível alternativo para a matriz energética brasileira. A escolha de cultivares associado ao manejo adequado da adubação constitui um dos principais componentes do sistema de produção para que a cultura consiga expressar o máximo desempenho produtivo. No Brasil, ainda há uma grande carência de informações acerca da nutrição mineral, calagem e adubação da cultura do girassol, onde se tem observado que a cultura acumula grandes quantidades de nutrientes, principalmente o fósforo, o qual é um nutriente essencial para desenvolvimento. O baixo teor de fósforo disponível no solo é uma das principais limitações ao desenvolvimento da cultura do girassol, tendo em vista que o mesmo atua na fotossíntese, na respiração, no armazenamento e na transferência de energia, na divisão celular, no crescimento das células e em vários outros processos. O objetivo deste trabalho foi avaliar cultivares de girassol no semiárido nordestino em função de doses de adubação fosfatada em duas safras agrícolas. Foram conduzidos dois experimentos, realizados nos anos de 2016 e 2017, na Fazenda Experimental Rafael Fernandes pertencente à UFERSA, em Mossoró, RN. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com quatro repetições em parcelas subdivididas, onde nas parcelas, foram alocados cincos doses de Fósforo (0; 50; 100; 150 e 200 kg.ha-1 P2O5), e nas subparcelas três cultivares de girassol (Aguará 06, Altis 99 e Embrapa 122 V2000). As variáveis avaliadas foram: teor de P na folha diagnóstica, altura de planta, diâmetro da haste da planta, diâmetro do capítulo, número de folhas, área foliar, massa seca total, acumulo e exportação de P, número de grãos por capítulo, produtividade de aquênio, dose máxima de eficiência econômica de P, eficiência agronômica, teor e rendimento de óleo. Os dados foram submetidos às análises de variância e de regressão, com uso dos programas SISVAR e Table Curve, respectivamente, sendo também realizada análise conjunta dos experimentos. As doses de fósforo promoveram incremento aos componentes agronômico de produção (teor de P na folha, produtividade de aquênios e rendimento de óleo). A dose de 100 kg ha-1 de fósforo propiciou o melhor desempenho agronômico para o girassol. A cultivar Aguará 06 obteve o maior desempenho produtivo. A 1ª safra agrícola proporcionou melhor desempenho agronômico à cultura do girassol.

Presidente - 1670421 - AURELIO PAES BARROS JUNIOR
Interno - 2213033 - DANIEL VALADAO SILVA