Banca de DEFESA: VALDIVIA DE FATIMA LIMA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDIVIA DE FATIMA LIMA DE SOUSA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

EFICIÊNCIA E DEMANDA NUTRICIONAL DE GENÓTIPOS DE MELÃO EM FUNÇÃO DE NÍVEIS DE FÓSFORO

Cucumis melo; nutrição; produção; recursos genéticos

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A cultura do melão apresenta uma alta demanda por nutrientes sendo o fósforo (P) o que mais limita a produção. Devido a grande maioria dos solos brasileiros apresentarem elevada capacidade de retenção de P, se faz necessário a aplicação de elevadas doses de fosfatos. Assim, tem-se intensificado a busca para o aproveitamento do potencial adaptativo de genótipos as condições adversas de fertilidade do solo, buscando cultivares que apresentem maiores eficiência nutricional. Com o objetivo de avaliar a eficiência e a demanda nutricional quanto ao uso de fósforo em genótipos de melão em diferentes níveis de fósforo dois experimentos foram realizados no período de outubro a dezembro de 2015 (Experimento 1) e de agosto a novembro de 2016 (Experimento 2). Nos dois experimentos o delineamento experimental foi em blocos casualizados completos e os tratamentos foram distribuídos em parcelas subdivididas com cinco repetições. Nas parcelas foram dispostos os três níveis de fósforo (o nível baixo, que corresponde ao teor natural de P do solo; os níveis médio e alto que receberam 105 kg ha-1 e 210 kg ha-1, respectivamente, que corresponde a 50 e 100% da quantidade de P2O5 utilizado na região para melão) e nas subparcelas os dez genótipos de melão, para o experimento 1 (Goldex, Caribbean Gold, Melão Caipira, Melão Ouro, C-86, A-39, A-50, A-07, A-06 e A-10) e 8 genótipos, no experimento 2 (Goldex, Caribbean Gold, Melão Caipira, Melão Ouro, A-39, A-50, A-07, e A-10). Foram avaliadas as seguintes características: Produtividade, Peso médio de fruto, número de frutos por planta, teor foliar de fósforo, demanda de nutrientes e os índices de eficiência agronômica, fisiológica, recuperação e de utilização. Os resultados encontrados mostram que os genótipos de melão apresentaram comportamento diferenciado com relação à eficiência de utilização de P; Os genótipos responderam de forma significativa ao aumento do nível de fósforo no solo, com incrementos no número de frutos por planta, peso médio de fruto e produtividade; Dentre os genótipos avaliados o acesso A50 foi eficiente e responsivo, podendo ser indicado para aumentar a eficiência no uso de P por meio de cruzamentos com cultivares ou linhagens melhoradas; Os maiores acúmulos de NPK foram observados no genótipo A50.

Externo à Instituição - ANDREA RAQUEL FERNANDES CARLOS DA COSTA - FACENE
Externo à Instituição - ARTHUR BERNARDES CECÍCLIO FILHO - UNESP