Banca de DEFESA: IARA BEATRIZ SILVA AZEVEDO

DISCENTE: IARA BEATRIZ SILVA AZEVEDO
DATA: 16/02/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia
  ASSOCIAÇÕES DE CULTIVARES DE CAUPI-HORTALIÇA COM CULTIVARES DE RABANETE ADUBADAS COM FLOR-DE-SEDA

Calotropis procera. Vigna unguiculata. Raphanus sativus.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O objetivo do trabalho foi avaliar a performance agroeconômica de associações de cultivares de caupi-hortaliça com cultivares de rabanete adubadas com flor-de-seda. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no período de maio de 2017 à novembro de 2017. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial de 4 x 2, com 4 repetições. Esses tratamentos consistiram de consórcios provenientes da combinação de 4 cultivares de caupi-hortaliça com 2 cultivares de rabanete. Em cada bloco foram plantadas parcelas solteiras das cultivares estudadas para o cálculo dos índices agroeconômicos. Para a cultura do rabanete as avaliações foram altura de plantas, massa da parte aérea, produtividade total, comercial e não comercial de raízes. Na cultura do caupi foi avaliado comprimento e número vagens por metro quadrado, produtividade de vagens verdes, massa seca de vagens verdes, número de grãos verdes por vagem, produtividade e massa seca de grãos verde. Os índices agroeconômicos avaliados nos sistemas consorciados foram: índice de uso eficiente da terra, índice de eficiência produtiva, escore da varável canônica, índice de produtividade do sistema, índice de razão de competição, perda ou ganho atual do rendimento, índice do coeficiente adensamento populacional relativo, índice de agressividade, razão de compensação, renda bruta, renda líquida, taxa de retorno, índice de lucratividade. Análises univariada de variância para o delineamento de blocos casualizados foram realizadas nos rendimentos de cada cultura no consórcio, bem como nos índices agroeconômicos. Uma análise multivariada de variância também foi realizada nos rendimentos das hortaliças consorciadas para obtenção do escore da variável canônica, em função dos fatores-tratamentos. Os dados médios foram comparados pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Interação significativa foi observada entre as cultivares de rabanete e caupi-hortaliça para massa seca da parte aérea. A cultivar Itaim mostrou-se menos produtiva considerando todos os índices avaliados. A cultivar Tumucumaque demonstrou melhor desempenho no sistema de cultivo consorciado, destacando-se na produtividade de vagens, grãos verdes, número de vagens verdes por metro quadrado, além de outras características. Assim com a cultivar de rabanete Crimson Gigante que se destacou na altura de plantas e produtividade comercial de raízes. A associação de cultivares com maior eficiência agroeconômica foi aquela composta da cultivar Tumucumaque com a cultivar Crimson Gigante.

Presidente - 396319 - FRANCISCO BEZERRA NETO
Externo à Instituição - GARDENIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES - NENHUMA