Banca de DEFESA: ELEONORA BARBOSA SANTIAGO DA COSTA

DISCENTE: ELEONORA BARBOSA SANTIAGO DA COSTA
DATA: 16/02/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia - sala 04

QUALIDADE DE MELÃO CANTALOUPE CULTIVADO SOB DIFERENTES CONTROLES DE ALCALINIDADE E ADUBAÇÃO FOSFATADA

Cucumis melo L, alcalinidade, fertilização fosfatada, qualidade

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As hortaliças de frutos são cultivadas em todas as regiões do Brasil. No nordeste, as condições edafoclimáticas favorecem o cultivo dessas olerícolas contribuindo para o adequado desenvolvimento e crescimento das plantas e dos frutos. Dentre essas hortaliças, encontram-se as plantas da família das Cucurbitáceas, especialmente o melão. A cultura do meloeiro tem se destacado como uma das principais frutas em volume de produção mundial, estando dentre os produtos hortifrutícolas mais exportados do Brasil. Os solos da região semiárida são menos afetados pelos processos de formação do solo, sobretudo pelo fator clima, contribuindo com precipitação baixa, embora tenha temperatura elevada. O fato de não ter grandes contribuições da precipitação elevada ao longo do tempo, não proporciona lixiviação e percolação de cátions de caráter básico do complexo de troca, como Ca, Mg, K e Na, contribuindo para que o pH desses solos seja alcalino. O pH desempenha papel fundamental na disponibilidade de nutrientes no solo. Em situações de pH elevado, o fósforo em solução poderá ser precipitado devido à baixa solubilidade na forma de fosfato de cálcio. Porém, com a rizosfera acidificada as formas de P ligada ao cálcio no solo podem ser melhor absorvidas pelas plantas devido ao aumento de P na solução do solo. Dentre os corretivos químicos utilizados para corrigir a alcalinidade do solo pode-se citar os ácido sulfúrico e o enxofre elementar, que liberam íons H+ que neutralizam o OH- em excesso no alcalino, contribuindo na redução do pH do solo.

Externo à Instituição - IZABEL MACEDO GUIMARAES - NENHUMA
Presidente - 273.486.364-20 - JOSE FRANCISMAR DE MEDEIROS - UFERSA