Banca de DEFESA: ADRIANO SOARES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO SOARES DE CARVALHO
DATA: 16/10/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE SEMENTES DE NIM SOBRE A MOSCA MINADORA EM MELOEIRO

Cucumis melo. Manejo Integrado de Pragas. Inseticidas botânicos. Mosca minadora.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os objetivos deste trabalho foram: avaliar o efeito de diferentes concentrações do extrato aquoso de sementes de nim (Azadirachta indica), analisar a ação desse extrato sobre os estádios larvais e verificar o efeito residual do extrato sobre a mortalidade da mosca minadora (Liriomyza sativae) em meloeiro. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró-RN. O estudo foi dividido em dois trabalhos e em todos os experimentos foram adotados dois métodos de aplicação para o extrato aquoso de nim, via pulverização e via solo. 1) Efeito translaminar e sistêmico do extrato aquoso de sementes de nim sobre os estádios larvais de L. sativae em meloeiro: o trabalho foi desenvolvido a partir de dois ensaios experimentais realizados em laboratório. No primeiro, foram calculadas as mortalidades larval, pupal e total de L. sativae, causadas aplicação via pulverização e via solo de cinco concentrações do extrato de sementes de nim (2, 5, 10, 15 e 20 g. 100 mL-1). No segundo, foi observado o efeito do extrato, na concentração de 5 g. 100 mL-1, sobre os estádios larvais de L. sativae. Houve efeito translaminar e sistêmico dos extratos aquosos de sementes de nim e do Azamax® sobre L. sativae em meloeiro, com o incremento na mortalidade causado pelo aumento da concentração do extrato, ocorrendo alta mortalidade pupal e total em ambos os métodos de aplicação. O extrato na concentração testada causou mortalidade significativa comparado ao controle em ambos os métodos de aplicação e em todos os estádios larvais, porém foi mais efetivo quando pulverizado sobre larvas do 1º ínstar; 2) efeito residual do extrato aquoso de sementes de nim sobre a mosca minadora: o trabalho foi realizado em casa de vegetação e também foram adotados os mesmos métodos de aplicação, em plantas de meloeiro infestadas em diferentes intervalos de tempo após a aplicação (5, 7, 10, 15 e 20 dias). Em todos os tempos de infestação, o extrato apresentou diferença estatística do tratamento controle nos dois métodos de aplicação. A aplicação via pulverização do extrato causou elevada mortalidade larval, pupal e baixa emergência de adultos, principalmente em plantas infestadas até sete dias após a aplicação, nos demais tempos houve a redução gradual nos efeitos dos extratos. A aplicação do extrato no solo causou baixa mortalidade larval durante os 20 dias do experimento, mas causou mortalidade pupal elevada em plantas infestadas no 5º dia após a aplicação, com redução do 7º para o 20º dia. Os resultados demonstram que o extrato aquoso de sementes de nim causa mortalidade significativa de larvas e pupas de L. sativae quando pulverizado sobre as folhas, com efeito residual por 20 dias, sendo mais efetivo nos primeiros sete dias após a aplicação. A aplicação do extrato aquoso de sementes de nim via pulverização apresentou maiores taxas de mortalidade larval, pupal e menor emergência de adultos quando comparado a aplicação via solo em todos os tempos testados. Concluiu-se que os produtos à base de nim têm efeito translaminar e sistêmico sobre a mortalidade de L. sativae em plantas de meloeiro, ocorrendo um incremento na mortalidade com o aumento das concentrações do extrato e, apesar de haver uma considerável mortalidade larval, os efeitos sobre a mortalidade foram superiores na fase pupa. Também foi observada uma maior eficiência do extrato de sementes de nim no controle L. sativae nas concentrações superiores a 5 g. 100 mL-1. Além disso, a aplicação do extrato via pulverização causa maior taxa de mortalidade do que a aplicação via solo, principalmente quando aplicada sobre larvas jovens do 1º ínstar e reduz nas aplicações sobre larvas mais desenvolvidas. Por outro lado, a pulverização do extrato na concentração de 5 g.100 mL-1 apresentou efeito residual sobre a mortalidade por 20 dias após a aplicação, mas na aplicação via solo prevaleceu a baixa mortalidade nesse mesmo período.

Externo ao Programa - 1366262 - ADRIAN JOSE MOLINA RUGAMA
Presidente - 1509560 - ELTON LUCIO DE ARAUJO