Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO SOARES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO SOARES DE CARVALHO
DATA: 18/09/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE SEMENTES DE NIM (Azadirachta indica) SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae, EM MELOEIRO

Cucumis melo, mosca minadora, manejo integrado de pragas, bioinseticidas, nim

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A mosca minadora (Liriomyza sativae) é a principal praga da cultura do meloeiro (Cucumis melo) nos polos produtores dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, essa praga causa prejuízos e requer investimentos para adoção de medidas de controle. Várias são os métodos utilizados para mitigar os danos causados, porém o mais empregado é a aplicação de agroquímicos, cujo uso indiscriminado pode provocar contaminação, induzir a resistência e ressurgência da praga. Diversos estudos buscam alternativas ao uso desses inseticidas que possam reduzir esses impactos, entre os quais as pesquisas com extratos botânicos têm-se mostrado promissoras, principalmente com o uso de extratos aquosos de nim (Azadirachta indica). O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos extratos aquosos de sementes de nim quando pulverizado e aplicado via irrigação (solo), no controle da mosca minadora no meloeiro. O trabalho foi realizado em laboratório e em casa de vegetação pertencente ao Laboratório de Entomologia Aplicada da UFERSA, sendo dividido em dois artigos: o primeiro intitulado “Efeito translaminar e sistêmico de extratos aquosos de sementes de nim Azadiractha indica sobre Liriomyza sativae em meloeiro” em que foram analisadas as mortalidades larval, pupal e total causadas pela pulverização e aplicação no solo do Azamax® e de cinco concentrações dos extratos (2, 5,10, 15 e 20 g. 100 mL-1), com o objetivo de determinar a menor concentração eficiente no controle da praga. A letalidade de uma concentração efetiva do extrato (5 g.100mL-1) sobre os diferentes estádios larvais (L1, L2 e L3) de L. sativae também foi estudada, para identificar a fase imatura mais susceptível ao bioinceticida. Houve efeito translaminar e sistêmico dos extratos aquosos de sementes de nim e do Azamax® sobre a mortalidade L. sativae em meloeiro, com o incremento na mortalidade larval causado pelo aumento da concentração, ocorrendo alta mortalidade pupal e total em ambos os métodos de aplicação. O extrato na concentração de 5 g.100 mL-1 causou mortalidade significativa comparado ao controle em todos os métodos de aplicação e estádios imaturos, principalmente quando pulverizado sobre larvas do 1º ínstar. Concluiu-se que os extratos aquosos de sementes de nim e o Azamax® apresentam efeito translaminar e sistêmico com potencial para serem incorporados ao manejo integrado da mosca minadora em meloeiro. O segundo artigo intitulado: “Efeito residual de extratos aquosos de sementes de nim (Azadirachta indica) sobre Liriomyza sativae em meloeiro”, em que foram avaliadas a mortalidade larval, pupal e a emergência de adultos de L. sativae em em diferentes tempos de infestação (5, 7, 10, 15 e 20 dias) após a aplicação dos extratos, pulverizado nas folhas e aplicado em dose única no solo (50mL), em condições de casa de vegetação. A concentração utilizada (5,0g.100mL-1) diferiu estatisticamente do tratamento controle (H2O) em todos os tempos de infestação. Além disso, diferentes efeitos foram observados de acordo com a forma de aplicação. A pulverização do extrato causou elevada mortalidade larval, pupal e baixa emergência de adultos de L. sativae, principalmente em plantas infestadas até sete dias após a aplicação, após esse tempo ficou evidente a redução gradual nos efeitos dos extratos. A aplicação dos extratos no solo causou baixa mortalidade larval e permaneceu no mesmo nível durante os 20 dias do experimento, mas a mortalidade de pupas foi elevada em plantas infestadas até o terceiro dia após a aplicação, com uma evidente redução do sétimo para o 20º dia. Os resultados demonstram que, em condições de casa de vegetação, o extrato aquoso de sementes de nim causam mortalidade significativa de larvas e pupas de L. sativae quando pulverizado sobre as folhas, com efeito residual evidente por 20 dias, sendo mais efetivo nos primeiros sete dias após a aplicação. A pulverização do extrato aquoso de sementes de nim apresentou maiores taxas de mortalidade larval, pupal e menor emergência de adultos em todos os tempos testados, com potencial para ser empregada no manejo integrado da mosca minadora no meloeiro. Apesar dos resultados promissores ainda há necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente na produção e conservação dos derivados de nim, para que viabilizem a sua utilização no manejo integrado da mosca minadora no meloeiro.

Presidente - 1509560 - ELTON LUCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - EWERTON MARINHO DA COSTA - UFRN