Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ESIO PORTO DIOGENES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ESIO PORTO DIOGENES
DATA: 24/05/2017
HORA: 13:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia
TÍTULO:

I - Inativação de fungos isolados de sementes de Erythrina velutina Willd. através da tecnologia do plasma atmosférico 

II – Tecnologia do plasma Dielectric Barrier Discharge (DBD) na superação da dormência em sementes de Erythrina velutina Willd.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Fabaceae; tratamento de sementes; plasma a frio; fitopatógenos; espécie florestal


PÁGINAS: 14
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo - 1 Resumo- No presente estudo, objetivou-se avaliar o efeito do plasmagerado em descarga por barreira dielétrica (DBD)visando à inativação de fungos na superfície de sementes de E. velutinae nas colônias fúngicas isoladas. As sementes foram tratadas em jatos de plasma atmosférico frio DBD, utilizando pulsos de voltagem de 9 kV, repetidos em frequência de 640 Hz. Foram realizados dois experimentos: Experimento 1:Plasma nas sementes, utilizando seis condições de tratamento com gás hélio a 3, 6 e 9 minutos (He-3, He-6 e He-9) e com gás atmosférico3, 6 e 9 minutos (Ar-3, Ar-6 e Ar-9), o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado As médias das porcentagens de incidência dos fungos foram submetidas ao teste de variância e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando-se o programa estatístico Assist. Experimento 2: As placas contendo o inóculo de cada fungo receberam os tratamentos com o plasma gerado a partir de gás atmosférico (Ar-3, Ar-6 e Ar-9) comparados com os fungos contidos nas placas de Pétri sem tratamento (testemunha), o delineamento experimental utilizado, foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. As médias do número de ufc.mL-1foram submetidas à análise de variância e para comparação das médias foi utilizado o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, utilizando-se o programa estatístico Assistat versão 7.6 beta.A incidência de A. niger,A. flavus, Fusariumsp., Brachysporiumsp. eRhizopussp.em sementes de E .velutina foi reduzida com aplicação de plasma (Ar-9). O número de colônias fúngicas de todos os isolados avaliados foi reduzido significativamente com os tratamentos Ar-3, Ar-6 e Ar- 9.





Artigo 2 -
Resumo-Neste trabalho, verificou-se a eficiência da utilização do plasma atmosférico como meio de superação da dormência em sementes de E. velutina. As sementes de E. velutinaforam submetidas aos seguintes tratamentos: controle (semente intacta), desponte e aplicação de plasma (gás atmosférico) durante 3, 6 e 9 minutos. A aplicação de plasma foi por meio do DBD,utilizando pulsos de voltagem de 9 kV, repetidos em frequência de 640 Hzgerado apartir do gás atmosférico em três tempos de radiação sobre a superfície das sementes. A contagem do número de plântulas emergidas aconteceu de forma diáriadurante 15 dias após a instalação. Como critério, considerou-se emergida as plântulas que apresentavam os cotilédones acima do substrato. Durante o teste de emergência, também foram executadas as seguintes avaliações: a) índice de velocidade de emergência (IVE); b) comprimento da parte aérea (CPA); c) massa seca da parte aérea (MSPA); d) número de folhas (NF) e diâmetro do colo (DC). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em quatro repetições de 25 sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 1% de probabilidade, utilizando o programa estatístico Assist. Os tratamentos com plasma, gerado a partir do gás atmosférico, aos tempos de três, seis e nove minutos, não foram eficientes em superara dormência em sementes de E. velutina.



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347652 - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Externo à Instituição - EMANOELA PEREIRA DE PAIVA - UFERSA
Interno - 1544411 - MARCIA MICHELLE DE QUEIROZ AMBROSIO
Presidente - 270.392.004-06 - SALVADOR BARROS TORRES - EMPARN
Externo ao Programa - 1221323 - SELMA ROGERIA DE CARVALHO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 22/05/2017 15:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01