Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA VERONICA MENEZES DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA VERONICA MENEZES DE AGUIAR
DATA: 27/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia
TÍTULO:

Artigo I - ANÁLISE COLORIMÉTRICA DE FRUTOS DE MARACUJAZEIRO AZEDO ARMAZENADOS E EMBALADOS COM FILME PVC

Artigo II - AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA POLPA DE MARACUJÁ MINIMAMENTE PROCESSADA


PALAVRAS-CHAVES:

Passiflora edulis Sims, armazenamento, coloração, processamento, qualidade.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo I - ANÁLISE COLORIMÉTRICA DE FRUTOS DE MARACUJAZEIRO AZEDO ARMAZENADOS E EMBALADOS COM FILME PVC

Resumo – O grau de coloração da casca do maracujá é um importante preceptor de sua vida de prateleira sendo frequentemente utilizado como guia para sua distribuição comercial, sendo aparência o critério mais utilizado pelos consumidores para avaliar a qualidade dos frutos. Na etapa de conservação pós-colheita, as alterações físicas e químicas nos frutos podem ser reduzidas por meio do uso de embalagens plásticas com modificação passiva ou ativa da atmosfera interna. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a colorimetria dos frutos e suco do maracujazeiro enxertado, armazenados em temperatura ambiente e refrigeração, embalados com filme tipo PVC. Os frutos avaliados estavam desprendidos da planta, com a coloração da casa predominantemente amarela. Foi realizada uma seleção por uniformidade de tamanho e ausência de defeitos. Posteriormente, os frutos foram lavados e higienizados, e acondicionados em bandejas de poliestireno expandido, contendo dois frutos cada. Um grupo foi embalado com filme de PVC esticável (12 μm, Flexibag) e outro foi mantido em atmosfera ambiente (não embalado). O armazenamento refrigerado foi em câmara fria (10ºC ± 2ºC e UR 90% ± 5%) e não refrigerado em temperatura ambiente (25ºC ± 2ºC e UR 50% ± 5%). A análise colorimétrica da casca e suco foi realizada quanto a Luminosidade (L), Croma (C) e Ângulo Hue (°h). Observou-se que tempo de armazenamento e uso do filme PVC não influenciaram nos parâmetros colorimétricos de luminosidade e ângulo hue na casca dos frutos. Enquanto que a cromaticidade (saturação ou intensidade da cor) aumentou com o decorrer do tempo de armazenamento. Os parâmetros colorimétricos do suco não sofreram influência pelo armazenamento e uso de filme PVC.

Artigo II - AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA POLPA DE MARACUJÁ MINIMAMENTE PROCESSADA

Resumo - O processamento mínimo do maracujá é capaz de tornar a fruta mais atrativa e competitiva, alcançando um diferenciado mercado consumidor. O objetivo desse trabalho foi avaliar as características físico-químicas da polpa de maracujá minimamente processada em dois estádios de maturação dos frutos e armazenada sob refrigeração e congelamento. Foram utilizados frutos de plantas de maracujazeiro azedo enxertado. Os frutos foram coletados em dois estádios de maturação, baseados de acordo com a coloração da sua epiderme no momento da colheita (estádio II – fruto com até 50% de coloração amarela, e estádio III – fruto com mais de 50% de coloração amarela). Para a extração, os frutos foram cortados transversalmente com uma faca de aço inoxidável e a polpa com sementes retirada, acondicionada em embalagem transparente com capacidade para 200ml. Em seguida, as amostras foram armazenadas e submetidas ao resfriamento (refrigerador industrial 5ºC ± 2ºC e UR 80% ± 5%) e congelamento (freezer horizontal -18 ºC ± 2ºC) para avaliação da vida útil e qualidade. As determinações físico-químicas foram: sólidos solúveis, acidez titulável, pH, açúcares totais, açúcares redutores e vitamina C. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (2x 5) referente ao estádio de maturação (estádio - II e estádio - III) e tempo de armazenamento (0, 14, 28, 42 e 56 dias) sob resfriamento e congelamento. A polpa minimamente processada de maracujá armazenada em refrigerador industrial mantém as características físico-químicas próprias para consumo até aos 14 dias. O armazenamento congelado mantém as características físico-químicas desejáveis da polpa minimante processada de maracujá por 56 dias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - GARDENIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES - UFERSA
Externo à Instituição - JAEVESON DA SILVA - EMBRAPA
Externo à Instituição - ROSEANO MEDEIROS DA SILVA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 25/04/2017 16:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01