Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍTALO NUNES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍTALO NUNES SILVA
DATA: 06/03/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Auditório)

Efeitos da densidade de plantio e da irrigação sobre as propriedades químicas do solo cultivado com duas espécies arbóreas da caatinga

Mimosa caesalpiniifolia Benht., Caesalpinia pyramidalis Tul., lâminas de irrigação, fertilidade do solo.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A grande diversidade de espécies florestais que compõem os diferentes biomas do Brasil indica que há um enorme campo de pesquisa a ser explorado. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho será avaliar os efeitos da densidade de plantio e da irrigação sobre as propriedades químicas do solo cultivado com sabiá e catingueira. O experimento será realizado na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Será utilizado o delineamento experimental de blocos em parcelas subdivididas com 10 repetições. Cada subparcela será constituída por três fileiras de 10 m de comprimento. Como área útil, será considerada a ocupada pela fileira central, onde serão eliminadas as plantas de uma cova de cada extremidade. O sábia (experimento 1, bloco 1 ao 5) e a catingueira (experimento 2, bloco 6 ao 10) serão submetidas a dois grupos de tratamentos: densidades populacionais: 1.500, 2.000, 2.500 e 3.000 mil plantas por hectare (aplicadas nas parcelas) e lâminas de irrigação (aplicados nas subparcela, com irrigação localizada): 50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração de referência (ETo). As avaliações químicas do solo serão realizadas duas vezes ao ano durante cinco anos sempre antes (mês de dezembro) e após (mês de junho) os meses chuvosos. As características avaliadas serão os teores de C, Ca, Mg, K, Na, Al, H+Al, P, Fe, Zn, Mn, Cu; assim como a soma de bases (SB), capacidade de troca catiônica (CTC), percentagem de sódio trocável (PST), percentagem de saturação com alumínio (m) e saturação por bases (V%). Serão determinados também o pH e CE. Em todas as parcelas, as amostras de solo serão retiradas das camadas de 0-20 e 20-40 cm. Será avaliado também quando transplantas as mudas, e a cada mês subsequente, durante doze meses, a altura da planta, diâmetro do caule e da copa. Os dados serão submetidos à análise de variância e ao teste de homogeneidade de variância antes da realização das análises estatísticas. Os efeitos das densidades de plantio e lâminas de irrigação serão avaliados via análise de regressão. As equações serão escolhidas com base nos seguintes critérios: explicação biológica do fenômeno, simplicidade da equação e teste dos parâmetros da equação pelo teste t, de Student, a 5% de probabilidade. Para verificar os efeitos dos tratamentos entre espécies, será realizada análise conjunta dos experimentos.

Externo à Instituição - PAULO IGOR BARBOSA E SILVA - NENHUMA
Presidente - 396352 - PAULO SERGIO LIMA E SILVA