Banca de DEFESA: FELIPE MOURA PONTES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE MOURA PONTES
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Auditório)
Transformações bioquímicas durante a maturação e armazenamento de diferentes variedades de melões

maturação; Acidulus; Momordica; parede celular; conservação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
Este trabalho teve por objetivo avaliar as transformações físicas e químicas; e atividade de pectinases, bem como a solubilização das pectinas de parede celular, de melões das variedades Acidulus (acesso 16), Momordica (acesso 2), Inodorus (cv. Iracema) e Cantaloupe (cv. Olympic) durante a maturação e armazenamento. Para tanto dois experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado, em ambos os frutos foram obtidos da horta experimental da UFERSA. No primeiro experimento os frutos foram colhidos em diferentes estágios de maturação, a partir de 15 dias após a antese (DAA) até os 35 DAA. No segundo experimento, os frutos foram armazenados em câmara fria a 9 °c a 85±5 % de umidade relativa, durante tempo referente à durabilidade de cada variedade, e avaliados em intervalos periódicos. Os frutos foram avaliados quanto à aparência externa e interna; massa; diâmetro longitudinal; diâmetro transversal; formato do fruto; espessura de polpa; cavidade; cor da casca e polpa; firmeza da casca e da polpa; pH; acidez titulável; sólidos solúveis; relação sólidos solúveis por acidez titulável; açucares solúveis totais; açucares redutores; vitamina C; atividade das enzimas pectinametilesterase (PME), poligalacturonase (PG) beta-galactosidase (beta-gal); e pectinas solúveis em água (PSA), quelato (PSQ) e carbonato de sódio (PSC). O ponto de colheita ideal, para a cultivar Iracema, é a partir dos 35 DAA; para o melão Olympic a colheita é possível a partir dos 25 DAA, porém a colheita precoce pode ocasionar perda de qualidade. O acesso 16 deve ser colhido a partir de 30 DAA, e, para o acesso 2, a colheita deve iniciar a partir de 20 DAA. As variedades Acidulus e Momordica apresentam características organolépticas peculiares, tornando-as aptas a atingir alternativos nichos de mercado. A elevada firmeza de polpa do acesso 16 está associada a elevados níveis de PSC e baixos níveis de atividade das enzimas poligalacturonase e betagalactosidase. O rompimento dos tecidos do acesso 2 não foi explicado pela ação das pectinases ou pelos níveis de pectina. O acesso 16 e o melão amarelo (cv. Iracema) apresentaram elevada vida útil, com potencial de armazenamento de 30 dias. O acesso 2, nas mesmas condições, teve vida útil pós-colheita de 10 dias. A perda da firmeza da polpa esteve associada à atividade da enzima beta-gal, e à redução das frações de pectina, solúveis em quelato e carbonato, para todos os frutos. O acesso 16 apresentou elevada concentração de pectina solúvel em quelato e carbonato de sódio, e menor atividade da enzima beta-gal, em relação aos demais frutos, o que lhe conferiu melhor durabilidade com relação à firmeza de polpa do fruto. As concentrações das três frações pécticas estiveram bem relacionadas com a firmeza da polpa, e com a atividade da enzima beta-gal, para o acesso 2, mas, os resultados não são suficientes para explicar o rompimento dos tecidos destes frutos ao final do armazenamento.

Externo à Instituição - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UERN
Interno - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES