Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE MOURA PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE MOURA PONTES
DATA: 03/02/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Auditório)

ARTIGO I: Alterações física, química e metabolismo da parede celular durante a maturação de diferentes variedades de melões.

ARTIGO II: Transformações bioquímicas durante o armazenamento refrigerado de diferentes variedades de melões.

maturação; Acidulus; Momordica; parede celular; conservação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

I: Este trabalho teve por objetivo avaliar transformações físicas e químicas; e atividade de pectinases, bem como a solubilização das pectinas de parede celular, de melões das variedades Acidulus (acesso 16), Momordica (acesso 2), Inodorus (cv. Iracema) e Cantaloupe (cv. Olympic) durante a maturação. Os frutos, produzidos na horta experimental da UFERSA, foram colhidos em diferentes estágios de maturação, a partir de 15 dias após a antese (DAA) até os 35 DAA. Os frutos foram avaliados, nos dias das colheitas, quanto á massa; diâmetro longitudinal; diâmetro transversal; formato do fruto; espessura de polpa; cavidade; cor da casca e polpa; firmeza da casca e da polpa; pH; acidez titulável; sólidos solúveis; relação sólidos solúveis por acidez titulável; açucares solúveis totais; açucares redutores; vitamina C; atividade das enzimas pectinametilesterase (PME), poligalacturonase (PG) e beta-galactosidase (beta-gal); e pectinas solúveis em água (PSA), quelato (PSQ) e carbonato de sódio (PSC). O ponto de colheita ideal, para a cultivar Iracema, é a partir dos 35 DAA; para o melão Olympic a colheita seria possível a partir dos 25 DAA, porém a colheita precoce pode ocasionar perda de qualidade. O acesso 16 deve ser colhido a partir de 30 DAA, e, para o acesso 2, a colheita deve iniciar a partir de 20 DAA. As variedades Acidulus e Momordica apresentam características organolépticas peculiares, tornando-as aptas a atingir alternativos nichos de mercado. A elevada firmeza de polpa do acesso 16 está associada a elevados níveis de PSC e baixos níveis de atividade das enzimas poligalacturonase e betagalactosidase. O rompimento dos tecidos do acesso 2 não foi explicado pela ação das pectinases ou pelos níveis de pectina.

II: Este trabalho teve por objetivo estudar transformações bioquímicas e o potencial de conservação de melões acidulus, momordica e inodorus, armazenados sob refrigeração. Os melões das variedades acidulus (acesso 16), momordica (acesso 2) e inodorus (cv. Iracema) foram armazenados em câmara fria a 9 °c a 85±5% de umidade relativa, durante 32, 18 e 30 dias, respectivamente. Em intervalos de dias, determinados para cada variedade, os frutos foram analisados quanto à aparência externa e interna; firmeza do fruto e da polpa; coloração da casca e da polpa; ph; acidez titulável; sólidos solúveis; relação ss/at; açucares solúveis totais; açucares redutores; vitamina c; atividade das enzimas poligalacturonase (PG), pectinametil esterase (PME) e beta-galactosidase (Beta-gal); e pectinas solúveis em água (PSA), quelato (PSQ) e carbonato de sódio (PSC). O acesso 16 e o melão amarelo (cv. Iracema) apresentaram elevada vida útil, com potencial de armazenamento de 30 dias. O acesso 2, nas mesmas condições, teve vida útil pós-colheita de 10 dias. A perda da firmeza da polpa esteve associada à atividade da enzima beta-gal, e à redução das frações de pectina, solúveis em quelato e carbonato, para todos os frutos. O acesso 16 apresentou elevada concentração de pectina solúvel em quelato e carbonato de sódio, e menor atividade da enzima beta-gal, em relação aos demais frutos, o que lhe conferiu melhor durabilidade com relação à firmeza de polpa do fruto. As concentrações das três frações pécticas estiveram bem relacionadas com a firmeza da polpa, e com a atividade da enzima beta-gal, para o acesso 2, mas, os resultados não são suficientes para explicar o rompimento dos tecidos destes frutos ao final do armazenamento.

Interno - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Externo à Instituição - PAHLEVI AUGUSTO DE SOUZA - IFCE