Banca de DEFESA: GILBERTA CARNEIRO SOUTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTA CARNEIRO SOUTO
DATA: 15/12/2016
LOCAL: Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal

DESEMPENHO AGRONÔMICO E ACÚMULOS DE NUTRIENTES EM GENÓTIPOS DE JAMBU SOB ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Acmella oleracea L., compostagem, nutrição de plantas.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O jambu é uma espécie da região Norte do Brasil, onde é largamente utilizada na alimentação como tempero em pratos típicos regionais e na medicina popular. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico e acúmulo de nutrientes de genótipos de jambu em função da adubação orgânica. Os experimentos foram conduzidos na horta didática do Instituto Federal do Pará campus de Castanhal nos períodos de janeiro a fevereiro de 2015 e de maio a junho de 2015, em solo classificado como Latossolo amarelo, distrófico, de textura média. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de dois genótipos de jambu (Flor Roxa e Flor Amarela) e seis doses de adubo orgânico (0, 2, 4, 6, 8, e 10 kgm-2). As características avaliadas foram massa fresca e seca de planta, altura de planta e acúmulos de nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio). A dose de 10 kg m-2 do adubo orgânico proporcionou maior altura, massa fresca, massa seca e produtividade de jambu. A ordem decrescente dos nutrientes acumulados pela planta de jambu foi potássio > nitrogênio > cálcio > magnésio > fósforo. O período de maior crescimento e maior demanda de nutrientes foi para o genótipo Flor Roxa 18 a 34 e Flor Amarela 26 a 42 dias após o transplantio.

Externo à Instituição - ARTHUR BERNARDES CECÍCLIO FILHO - UNESP
Interno - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES