Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIANA FELIPE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIANA FELIPE DE SOUZA
DATA: 02/12/2016
LOCAL: Centro de Pesquisas em Ciências Vegetais do Semiárido Nordestino - CPVSA

Artigo científico I- Eficiência no uso de nitrogênio por cultivares de milho verde

Artigo científico  II- Eficiência no uso de nitrogênio por cultivares de milho para produção de grãos

Zea mays, produtividade, nutrição mineral

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Resumo artigo I - O cultivo do milho verde na Região Nordeste tem aumentando significativamente. No entanto, vários fatores convergem para o seu insucesso agrícola, dentre o qual se destaca a escolha de cultivares, que geralmente apresentam diferentes respostas ao uso de nitrogênio. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho agronômico e a eficiência do uso de nitrogênio, por cultivares de milho verde. O experimento foi conduzido na horta didática do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no município de Mossoró-RN. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 3, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas doses de nitrogênio (0 e 90 kg ha-1 de N) e três cultivares de milho (variedade Cruzeta, transgênico Truck e o híbrido AG 1051). Foram avaliadas a altura da planta e da inserção da primeira espiga, diâmetro do colmo, matéria seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio e a produtividade de espigas verdes com palha e sem palha e indicies de eficiência. A adubação nitrogenada influenciou o crescimento e desenvolvimento do milho, com reflexos positivos na produtividade. Os melhores resultados para a eficiência no uso do nitrogênio foram observados no híbrido AG 1051.

Resumo artigo II- O milho possui importante papel na economia e desenvolvimento social e cultural de várias regiões do Brasil. No entanto, a produtividade é considerada baixa, sendo o manejo da adubação nitrogenada e a seleção de cultivares eficientes no uso do nitrogênio os principais fatores responsáveis pela baixa produtividade desta cultura. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho agronômico e a eficiência do uso de nitrogênio por cultivares de milho para produção de grãos. O experimento foi conduzido na horta didática do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no município de Mossoró-RN. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 3, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas doses de nitrogênio (0 e 90 kg ha-1 de N) e três cultivares de milho (variedade Cruzeta, transgênico Truck e o híbrido AG 1051). As características avaliadas foram: massa seca da planta, acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio, produtividade de grãos e índices de eficiência. A adição de nitrogênio influenciou positivamente todas as características avaliadas. A cultivar Cruzeta apresentou a maior produção de massa seca e os maiores acúmulos de NPK. O híbrido AG 1051 apresentou características mais favoráveis quanto à eficiência do uso do nitrogênio.

Presidente - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO
Externo à Instituição - VIANNEY REINALDO DE OLIVEIRA - NENHUMA