Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERTA CARNEIRO SOUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTA CARNEIRO SOUTO
DATA: 18/11/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Centro de Pesquisas em Ciências Vegetais do Semiárido Nordestino - CPVSA
TÍTULO:

Artigo I - DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE JAMBU SOB ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Artigo II - CRESCIMENTO   E ACÚMULOS DE MACRONUTRIENTES EM GENÓTIPOS DE JAMBU SOB ADUBAÇÃO ORGÂNICA


PALAVRAS-CHAVES:

 Acmella oleracea, compostagem, nutrição de plantas


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

I - O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de genótipos de jambu em função de doses de adubo orgânico. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de dois genótipos de jambu (Flor Roxa e Flor Amarela) e seis doses de adubo orgânico (0, 2, 4, 6, 8, e 10 kgm-2). As características avaliadas foram massa fresca e seca de planta, altura de planta e produtividade. A dose de 10 kg m-2 do adubo orgânico proporcionou maior altura, massa fresca e seca de planta e produtividade de jambu. Constatou-se efeito residual do composto orgânico nas duas épocas de cultivos.

 

II - O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e acúmulos macronutrientes em genótipos de jambu em função de doses de adubo orgânico. Os experimentos foram conduzidos na horta didática do Instituto Federal do Pará, campus de Castanhal. O delineamento experimental utilizado em cada experimento foi o de blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram alocados as doses do adubo orgânico (0, 2, 4, 6, 8, e 10 kg m-2), e nas subparcelas as épocas de avaliações (10, 18, 26, 34 e 42 dias após o transplantio). Os genótipos de jambu tiveram um crescimento inicial lento, com pequeno acúmulo de nutrientes nos primeiros 10 DAT. As maiores demandas de nutrientes aconteceram no período de 26 a 42 DAT. A dose de 10 kg m-2 do adubo orgânico proporcionou maior acúmulo de nutrientes no genótipo Flor amarela, enquanto que, no Flor Roxa esta foi variável com o período de cultivo, sendo a dose de 8 kg m-2 no experimento de janeiro a fevereiro, e de 10 kg m-2 de maio a junho de 2015.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO
Externo à Instituição - PAULO CESAR FERREIRA LINHARES - UFERSA
Externo à Instituição - WELDER DE ARAÚJO RANGEL LOPES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 17/11/2016 17:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02